Yolanda Hopkins, no domingo, e Francisca Martins, na sexta-feira e no sábado, foram as atletas que integram o Programa de Preparação Olímpica em maior destaque nos últimos dias, com presença em todas as posições do pódio. Ouro para Yolanda; prata e bronze para Francisca.
A seguir, confira o resumo do fim-de-semana.
BADMINTON
Madalena Fortunato e Bernardo Atilano foram ambos eliminados nos quartos-de-final dos Internacionais do Brasil, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
No quadro feminino, Madalena Fortunato perdeu em três “sets” frente à mexicana Haramara Gaitan, com os parciais de 21-18, 18-21 e 25-27. No quadro masculino, Bernardo Atilano cedeu perante o alemão Matthias Kicklitz também em três “sets” (10-21, 24-22, 9-21).
Antes, Atilano ultrapassou o argelino Youcef Medel (21-9, 21-14) e o chileno Alonso Medel (21-14, 21-10). Já Madalena Fortunato começou por avançar para a 2.ª ronda sem necessidade de enfrentar a equatoriana Maria Zambrano e depois venceu Fernanda Rivva, do Peru (14-21, 21-13, 21-14).
CICLISMO
Raquel Queirós foi a 46.ª classificada na prova da elite feminina de cross-country olímpico (XCO) do Campeonato do Mundo de BTT, na Escócia. A ciclista da Equipa Portugal terminou a prova com menos duas voltas do que a francesa Pauline Prevot, medalha de ouro, que gastou 1:24.14 a fazer os 26 km. A prata foi para a também francesa Loana Lecomte e o bronze para Puck Peiterse, dos Países Baixos. Terminaram 60 concorrentes.
Na corrida curta, Raquel Queirós foi a 27.ª classificada. A ciclista da Equipa Portugal foi uma das 40 participantes a terminar a competição, mas a quatro voltas da medalha de ouro, a francesa Pauline Prevot, que levou 21.17 minutos a cumprir os nove quilómetros. A prata foi para Puck Pieterse, dos Países Baixos, e o bronze para a britânica Evie Richards.
Daniela Campos não terminou a prova de fundo, em estrada, depois de ter sido vítima de uma queda. Vera Vilaça também abandonou.
NATAÇÃO
Francisca Martins conquistou duas medalhas no Campeonato da Europa de Natação sub-23, em Dublin, na Irlanda. Foi medalha de bronze nos 400 m livres, nadando a distância em 4.08,92 e esteve até ao fim na luta também pela marca de qualificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024 (4.07,90). Sagrou-se campeã europeia a alemã Isabel Gose (4.05,96) e a medalha de prata foi ganha igualmente por uma nadadora alemã, Leonie Maertens (4.08,57). E conquistou prata nos 200m livres, com a marca de 1.58,60.
Nos 100m fez o 26.º tempo das eliminatórias, tendo sido a 7.ª classificada na série 4, com o tempo de 57,69, tendo virado aos 50m com 30,17 segundos. A melhor marca foi registada pela eslovena Janja Segel, com 55,28. A qualificação para a final fechou nos 55,92, no Campeonato da Europa sub-23, em Dublin, Irlanda, e ficou fora da final.
SURF
Yolanda Hopkins venceu o Boardmasters Open pela terceira vez, na praia de Fistral, Inglaterra, superiorizando-se à britânica Alys Barton na final.
A surfista da Equipa Portugal somou um total de 13,40 pontos (notas de 6,83 e 6,57 nas melhores ondas), contra 12,36 de Alys Barton. Esta foi a prova inaugural do circuito europeu de qualificação da World Surf League. Segue-se o Caraibos Lacanau Pro, desta terça-feira a domingo, em Lacanau, França.
TÉNIS
Nuno Borges não passou da 1.ª ronda de qualificação do Western & Southern Open, em Cincinatti, nos Estados Unidos, tendo perdido para o colombiano Daniel Galan, por 6-7(5), 6-4, 5-7.
VELA
Eduardo Marques 29.º, Santiago Sampaio (93.º) e Lourenço Mateus (89.º), em Ilca 7; Vasileia Karachaliou, velejadora grega que representa Portugal mas sem reconhecimento das autoridades desportivas nacionais (19.ª), em Ilca 6; Ricardo Alves-Tiago Alves (75.º) e Pedro Costa-João Bolina (77.º); Diogo Costa-Carolina João (10.ºs) e Beatriz Gago-Rodolfo Pires (41.ºs), em 470; Mafalda Lima (43.º), Tomás Lima (47.º) e Pedro Rodrigues (56.º), em kite, estão a participar no Mundial de Vela, em Haia, e que tem vagas para os Jogos Olímpicos Paris 2024 em disputa.
A SEGUIR...
Melanie Santos, Maria Tomé, Vasco Vilaça e Ricardo Batista participam no evento de teste de Tritalo para os Jogos Olímpicos Paris 2024, na quinta e na sexta-feira; Bernardo Atilano entra no Mundial de Badminton a partir de dia 21; e a Equipa Portugal estará representada nos mundiais de Atletismo, em Budapeste, Hungria, e de Canoagem, em Duisburgo, na Alemanha.
Continue a seguir toda a ação dos atletas que integram o Programa de Preparação Olímpica na APP da Equipa Portugal, no site e nas redes sociais do Comité Olímpico de Portugal, e ainda através da newsletter Olimpo, que pode subscrever aqui .