Ivo Oliveira foi esta sexta-feira 6.º classificado na competição de Perseguição individual do Mundial de Ciclismo de pista, em Ballerup, Dinamarca, com um novo recorde nacional.
O ciclista português completou o contrarrelógio de quatro quilómetros em 4.04,532. superando a marca que conseguira no Mundial de Glasgow, no verão do ano passado (4.06,407). O italiano Jonathan Milan ganhou o ouro, com recorde mundial (3.59,153), o britânico Josh Charlton – que também tinha batido o recorde do Mundo (3.59,304) nas eliminatórias – a prata e o também britânico Daniel Bigham o bronze.
Na corrida por Pontos, Diogo Narciso foi o 7.º classificado final, com 36, tendo conseguido pontuar em seis dos 16 sprints. O espanhol Sebastian Mora sagrou-se campeão (70 pontos), o 2.º foi o dinamarquês Niklas Larsen (69) e o 3.º Philip Heijnen, dos Países Baixos (65).
Por seu lado, Maria Martins terminou a sua participação no Mundial com um 11.º lugar no Omnium.
A ciclista da Equipa Portugal começou por ser 8.ª no Scratch, somando 26 pontos; a seguir acumulou mais 16, com o 13.º lugar na corrida Tempo e mais 30 na Eliminação, em que foi 6.ª. Foi com um total de 72 pontos, na 10.ª posição, que entrou para a última prova do Omnium, a corrida por pontos. Sem ter conseguido pontuar em qualquer dos sprints acabou por baixar ao 11.º lugar final. Sagrou-se campeã do Mundo a neozelandesa Ally Wollaston (131 pontos), a prata foi para a britânica Jessica Roberts (119) e o bronze para a norueguesa Anita Stenberg (110).
(Foto FP Ciclismo)