23 Jan 2024
Francisca Henriques 19.ª classificada nos 1500m de Patinagem de Velocidade no Gelo em Gangwon 2024

Francisca Henriques foi a portuguesa melhor classificada na prova de 1500m de Patinagem de Velocidade no gelo dos Jogos Olímpicos da Juventude de inverno Gangwon 2024, na Coreia do Sul.

A patinadora portuguesa completou as três voltas ao Gangneung Oval no 19.º lugar, com um tempo de 2:13.861, a 10.96s da vencedora, a neerlandesa Angel Daleman (2:02.90). No pódio ficaram ainda a chinesa Yunqi Liu (2:03.29), com a prata, e a polaca Hanna Mazur (2:05.13), com o bronze.

Jéssica Rodrigues, que também alinhou na prova de 1500m, não terminou a prova (DNF) devido a queda.

Já na prova masculina, Manuel Piteira foi o melhor português, no 25.º lugar, com um tempo de 2:06.35. Martim Vieira terminou no 29.º posto, com 2:09.50.

O ouro ficou para o alemão Finn Sonnekalb (1:50.53), a prata para o chinês Baoshuo Pan (1:52.84) e o bronze para o japonês Sota Kubo (1:53.16).

Esta quarta-feira é dia de descanso para os patinadores portugueses, que regressam à competição para a estafeta mista, na madrugada de quinta-feira.

Em discurso direto:

Francisca Henriques: "Hoje o dia foi positivo, consegui fazer aquilo que pretendia e que tinha falado com os meus treinadores, patinar bem tecnicamente e não quebrar tanto de volta para volta. Apenas esperava um tempo melhor, mas mesmo assim estou satisfeita. Agora é aproveitar bem o dia de descanso, para voltar com toda a força para os últimos dois dias de provas."

Manuel Piteira: "A prova correu muito bem, consegui bater o meu recorde pessoal. Agora é pensar na próxima prova, que ainda vai correr melhor."

Martim Vieira: "Hoje não foi um bom dia, não consegui aplicar a técnica certa na prova e não me sinto realizado de todo com o resultado, acrescentando que corri doente, o que também não ajudou para que pudesse fazer um bom resultado. Agora mantenho a cabeça erguida para as mixed relays (estafeta mista)."

Nahia Vieira da Fonte não terminou o Slalom Gigante

Já no Jeongseon High Ski Resort disputou-se a prova feminina de Slalom Gigante, que contou com a participação de Nahia Vieira da Fonte.

A esquiadora portuguesa não obteve classificação na prova (DNF) por não ter terminado a segunda manga.

Após a primeira passagem pelo percurso, Nahia Viera da Fonte ocupava a 42.ª posição entre as 79 atletas inscritas, com um tempo de 59.15s, a 10.73s da líder, a italiana Giorgia Collomb, que acabaria por conquistar a medalha de ouro. A suíça Shaienne Zehnder conquistou a prata e a sueca Astrid Hedin com o bronze.

Na madrugada desta quarta-feira é Emeric Guerillot a competir no Slalom Gigante masculino, a partir da 1 hora.

(c) 2024 - International Olympic Committee / Wander Roberto - All Rights Reserved. In partnership with ANOC.


Mais Notícias