29 Nov 2024
Filipa Martins: “Sou muito grata por todas as vivências que tive enquanto atleta”

Filipa Martins já tinha anunciado a sua intenção de deixar de competir em Ginástica Artística e hoje foi o dia de ser homenageada pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) e pela Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) pela sua carreira de 24 anos.

A ginasta mostrou-se agradecida com o momento, tendo relembrado “todas as pessoas que passaram na minha vida – treinadores, dirigentes, Comité, Federação – porque todos fizeram parte da minha missão, da minha carreira como atleta. Sem vocês não teria sido a pessoa e a atleta que sou hoje e por isso obrigada”.

Filipa Martins competiu em três edições dos Jogos Olímpicos – Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024 – mas integrou também as missões ao Festival Olímpico de Juventude Europeia (FOJE) Trabzons 2011, aos Jogos Europeus Minsk 2019, aos Jogos do Mediterrâneo Oran 2022 e foi ainda embaixadora no FOJE Gyor 2017. “Obrigada por todas as Missões em que estive, acho que todos foram incansáveis”, recordou. “Sou muito grata por todas as vivências que tive enquanto atleta, o desporto em geral dá-nos muito coisa e sou muito grata por ter conseguido estar 24 anos a fazer aquilo que mais amo, que é um bocadinho difícil hoje em dia. Estarei sempre disponível para ajudar o desporto nacional, quero muito ajudar o meu país, especialmente a minha modalidade, estou sempre de braços abertos”.

“A Filipa foi a três Jogos Olímpicos, teve várias lesões, ultrapassou-as sempre, trabalhou, teve a capacidade e a força de, na sua própria modalidade, deixar um cunho, o que é muito importante para nós, portugueses”, destacou Artur Lopes, Presidente do COP. “Deves servir de exemplo para todos nós. Muito obrigada por tudo o que fizeste pelo Comité Olímpico de Portugal, por todos nós, por Portugal”.

Diana Gomes, Presidente da CAO, aproveitou a ocasião para agradecer. “Este momento de agradecimento, de homenagem, é muito simples, muito simbólico. E é momento de te agradecer o que fizeste mas também de antemão agradecer aquilo que sabemos que ainda vais dar ao desporto”.

Também presente no momento, Luís Arrais, Presidente da Federação de Ginástica de Portugal, reconheceu a importância de Filipa Martins. “É muito importante para a Ginástica nacional, é uma pessoa que representa a Ginástica no seu todo. Temos um orgulho fantástico na Filipa e queremos que continue a ser a nossa embaixadora”.

Recorde-se que Filipa Martins fez história para a Ginástica portuguesa em vários momentos. Inscreveu o seu nome no Código de Pontuação Internacional com o “Martins”, elemento técnico em paralelas assimétricas, tendo neste aparelho conseguido chegar às finais em Europeus e Mundiais. Foi a primeira portuguesa a chegar à final all-around no Campeonato da Europa (2013) e no Campeonato do Mundo (2014), tendo mesmo conseguido posições entre as oito primeiras nas edições de 2015 e 2021, respetivamente. Foi 3.ª em paralelas assimétricas nos Jogos do Mediterrâneo Oran 2022, evento em que foi porta-estandarte da Equipa Portugal na Cerimónia de Abertura, e 15.ª no concurso geral dos Jogos Europeus Minsk 2019. Foi reconhecida com o Prémio Carreira da União Europeia de Ginástica em 2024 e cumpriu três presenças olímpicas – no Rio 2016 terminou o concurso geral em 37.º lugar e em Tóquio 2020 em 43.º. Em Paris 2024 escreveu mais uma página de ouro para a Ginástica, sendo a primeira portuguesa a disputar uma final do concurso geral de Ginástica Artística em Jogos Olímpicos, onde viria a alcançar no 20.º posto.


Mais Notícias