“Um livro de História e de estórias de alguns dos grandes protagonistas da transformação da Educação Física e do Desporto em Portugal. Vinte conversas reais e dez conversas imaginárias com quem connosco continua a conversar através dos seus legados, que não se podem perder. A sublime descoberta de uma riqueza cultural escondida e injustamente esquecida. A evolução transformadora da teoria e da prática de uma área essencial do pensamento e do desenvolvimento humano” – é assim que Vítor Serpa se refere na nota introdutória do livro “30 conversas com a memória – o desporto, a história e a vida”, com a sua assinatura e que foi esta quarta-feira apresentado no auditório do Comité Olímpico de Portugal (COP), em Lisboa.
No prefácio assinado por João Paulo Almeida, diretor-geral do COP, esclarece-se que as 30 figuras da Educação Física e do Desporto português com voz nesta obra são “protagonistas que desempenharam cargos relevantes no sistema desportivo nacional e em importantes funções noutras áreas e que nos ajudam a perceber que ontem, tal como hoje, persistem por ultrapassar aspetos centrais de desenvolvimento desportivo de um país.”
“30 conversas com a memória – o desporto, a história e a vida” nasceu da iniciativa de José Manuel Constantino, presidente do COP, que “com toda a justiça deveria fazer parte desta obra”, considerou a abrir a sessão de lançamento o editor João Barata, da Visão e Contextos. “Uma ideia brilhante” de José Manuel Constantino, foi como Luís Bettencourt Sardinha, presidente da Faculdade da Motricidade Humana (FMH), que teve a cargo a apresentação pública de “30 conversas com a memória – o desporto, a história e a vida”, se referiu à obra.
Luís Bettencourt Sardinha escolheu citar o poeta Mário Quintana para sublinhar a importância que os 30 protagonistas que dão corpo ao livro têm na sua área de atividade, a Educação Física e o Desporto: “Não tenho a pretensão de que todas as pessoas de quem gosto gostem de mim…/nem que eu faça a falta que elas me fazem, o importante para mim é saber que eu/em algum momento, fui insubstituível…”
“Notável, Vítor Serpa”, disse Luís Bettencourt Sardinha, dirigindo-se ao autor, pelo trabalho feito com “um conjunto de personalidades de que o País se orgulha.” E defendeu ainda o presidente da FMH: “Há sem dúvida mais volumes a escrever.”
“Foi um privilégio ter podido aceitar e cumprir o desígnio que me foi apresentado por José Manuel Constantino”, considerou Vítor Serpa a propósito do desafio que lhe foi lançado há um ano, sublinhando ainda que a construção do livro lhe permitiu reconhecer “a extraordinária dimensão intelectual do professor de Educação Física.”
Os protagonistas destas conversas reais, que estiveram esta quarta-feira, na sua grande maioria no Auditório do Comité Olímpico de Portugal, são Alberto Trovão do Rosário, Alfredo Melo de Carvalho, António Vasconcelos Raposo, Arcelino Mirandela da Costa, Carlos Neto, David Monge da Silva, Eduardo Trigo, Jorge Araújo, Fernando Mota, Francisco Sobral Leal, Henrique Melo Barreiros, Jenny Candeias, Jorge Olímpio Bento, Manuel Brito, Maria Adelaide Patrício, Maria da Graça Sousa Guedes, Fátima Monge da Silva, Leonor Moniz Pereira, Sidónio Serpa e Vítor da Fonseca. As conversas imaginárias são com António de Paula Brito, Nelson Mendes, Henrique Reis Pinto, Hermínio Barreto, Jorge Crespo, José Esteves, Noronha Feio, Teotónio Lima, Maria da Graça Mexia e Mário Moniz Pereira. Estiveram presentes na sessão que encheu o auditório do COP, entre outros, o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, e o vogal Carlos Pereira.
“30 conversas com a memória – o desporto, a história e a vida” tem 520 páginas, é editado pela Visão e Contextos e pode ser comprado aqui ao preço de 27 euros.