A psicóloga Rute Agulhas, a gestora de projeto do Comité Olímpico de Portugal (COP), Joana Gonçalves, e Carlos Farinha, da Polícia Judiciária (PJ), alertaram para a urgência de se combaterem os tabus que existem à volta dos abusos sexuais no desporto, durante um webinar organizado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML).
A psicóloga Rute Agulhas alertou para o facto de o abuso sexual no desporto "ser um tema pouco falado", o que pode propiciar a multiplicação de casos. "É importante começarmos a ter a coragem e a disponibilidade de trazer a temática para o topo da agenda política e desportiva."
Joana Gonçalves, do COP, referiu a existência de "algumas autoridades públicas" a atuar "com alguma negligência perante sinais evidentes" de abusos", verificando-se a "ausência de uma atuação mais robusta" que possa combater o fenómeno.
Carlos Farinha, da PJ, considerou ser "tabu" falar de crime sexual no desporto, porque as "atividades desportivas são exatamente o contrário em termos de valores daquilo que significa o crime de abuso", por serem uma área onde existe a "intimidade do balneário" e a "proximidade física".
Moderou o webinar João Pedro Monteiro, da CML.