Tiago André Barata Feio Peixoto Apolónia
3 participações em Jogos Olímpicos: Pequim 2008, 33.º singulares; Londres 2012, 5.º equipas; Rio 2016, 9.º equipas, 17.º singulares
35 anos (1986-07-28)
Local de nascimento - Lisboa
Altura - 185 cm Peso - 73 kg
Treinador - Kong Guoping
Clube - TTC Neu Ulm
Modalidade – Ténis de Mesa
Prova - Singulares e Equipa
Ídolo - Ma Long
Calendário em Tóquio 2020 – 24 julho, 01h00; 01 agosto, 02h00
Tiago Apolónia nasceu em Lisboa a 28 de Julho de 1986. Iniciou-se no Ténis de Mesa aos seis anos, com a camisola do Clube de Futebol Estrela da Amadora.
Na sua carreira destaca-se o título de Campeão da Europa de equipas conquistado em Lisboa, em 2014, juntamente com Marcos Freitas, João Monteiro, João Geraldo e Diogo Chen. Nos Jogos Olímpico Londres 2012, com João Monteiro e Marcos Freitas, obteve um 5.º lugar por equipas, a mesma posição alcançada no Mundial de equipas, no Japão, em 2014.
Em junho de 2015, na primeira edição dos Jogos Europeus, realizados em Baku, Azerbaijão, conquistou a medalha de ouro na prova de equipas, juntamente com Marcos Freitas e João Geraldo, seguindo-se a medalha de bronze em singulares masculinos no Campeonato da Europa.
Em 2017, juntamente com Marcos Freitas e João Monteiro, levou Portugal à conquista da medalha de prata, no Campeonato da Europa de equipas; em 2019 conseguiu a medalha de bronze no Mundial de pares; e nos Jogos Europeus Minsk 2019 chegou à medalha de bronze na prova de equipas, com Marcos Freitas e João Monteiro.
Com os seus quartos Jogos Olímpicos em perspetiva, Tiago Apolónia espera em Tóquio 2020 poder melhorar o 5.º lugar coletivo de Londres 2012, depois de mais um apuramento assegurado ao lado de Marcos Freitas e João Monteiro.
Admirador do Ténis de Mesa pela sua complexidade e elevado grau de dificuldade, o atleta português tem em Cristiano Ronaldo (Futebol) e Rafa Nadal (Ténis) as suas fontes de inspiração. Não simpatiza com o facto da modalidade não ter em Portugal o nível de reconhecimento que obtém nos países asiáticos.
Assistir a competições de outras modalidades, ver séries e filmes são os passatempos preferidos de quem aprecia comida portuguesa e comida chinesa e tem no quizomba e no reggaeton os géneros musicais preferidos.
Tiago Apolónia gostaria de continuar ligado ao Ténis de Mesa depois de deixar de competir.
Veja a sua mensagem aqui.