7 Mar 2021
Portugal em grande nível no Europeu de Atletismo

Três medalhas de ouro e uma marca de qualificação olímpica é o balanço mais visível da participação da Equipa Portugal no Campeonato da Europa de Atletismo em pista coberta.

Primeiro foi Auriol Dongmo, na sua estreia pela Equipa Portugal, a conseguir a medalha de ouro no concurso do lançamento do peso (19,34m), depois Francisco Belo, também no peso, classificou-se no 4.º lugar final e conseguiu a marca de qualificação olímpica para Tóquio 2020 com um novo recorde nacional (21,28m).

Este domingo, a Equipa Portugal fechou a competição em grande nível, com duas medalhas de ouro, ambas conquistadas no triplo salto. Pela manhã foi Pedro Pichardo, com a marca de 17,30m logo a abrir o concurso, a sagrar-se campeão europeu, o seu primeiro título conquistado por Portugal.

“O meu primeiro salto não foi bom e por isso não parecia muito feliz com isso, apesar de ter sido o suficiente para conseguir uma vitória hoje. Posso saltar mais, e esse é sempre o meu objetivo - ser o melhor que posso. Bater o recorde nacional não é realmente um grande problema, porque hoje em dia há outros atletas que estão a saltar mais do que isso. Veja o (Hugues Fabrice) Zango, por exemplo, que já saltou 18 metros. Claro que conseguir um bom salto aqui hoje foi um dos meus principais objetivos, mas no final o mais importante é levar a vitória de volta para casa. Depois de perder uma medalha em Doha, este resultado significou muito, principalmente como uma forma de mostrar algum reconhecimento pelo que Portugal fez por mim. Tive a oportunidade de continuar a fazer o que quero, por isso estou muito grato. Agora é hora de preparar os Jogos Olímpicos e também a Diamond League - estou muito contente que o triplo salto esteja de volta ao programa principal”, disse Pedro Pichardo após a competição, em declarações reproduzidas pela European Athletics.

À tarde, Patrícia Mamona realizou uma série de três saltos iniciais sempre a crescer, de 14,35, 14,38 e 14,53, que lhe deu a liderança do concurso do princípio ao fim, e venceu o triplo salto feminino com um novo recorde nacional. E as emoções soltaram-se: “Isto significa muito para mim, eu só quero aproveitar o momento. Foi incrível, sinto ainda mais confiança. Felizmente, é apenas o começo. Levo para casa o recorde nacional e o ouro”, declarou Patrícia Mamona.

Em destaque no Europeu de Torun esteve igualmente o velocista Carlos Nascimento, que logrou o apuramento para a final dos 60 metros, onde foi 5.º classificado, e bateu o recorde nacional na meia-final, com 6.62 segundos.


Mais Notícias