Iniciamos hoje a divulgação dos atletas da Equipa Portugal que vão participar nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. E o primeiro a preencher este espaço foi também o primeiro, em parceria com o seu companheiro da embarcação 49er, da Vela, Jorge Lima, a conseguir a qualificação.
José Luís Anica Costa
1 participação em Jogos Olímpicos: Rio 2016, 16.º
37 anos (1984-01-26)
Local de nascimento - Tavira
Altura - 182 cm Peso - 80 kg
Treinador – Rui Reis
Clube Naval de Cascais
Modalidade – Vela
Prova - 49er
Ídolo – “Com a idade deixei de os ter”
Calendário em Tóquio 2020 – 27 a 31 julho, 04h00; 2 agosto – Medal Race, 04h00
Foi no Mundial de 2018, em Aarhus, Dinamarca, que José Costa e Jorge Lima qualificaram Portugal para os Jogos Olímpicos, com o 9.º lugar final na classe 49er. Foram eles os primeiros a conseguir bilhete para Tóquio 2020 e o objetivo de José Costa está traçado: conseguir um bom resultado, “para o País e para a modalidade.”
José Costa participou nos Jogos Olímpicos Rio 2016 também em parceria com Jorge Lima. O 16.º lugar foi a classificação final obtida, mas a dupla de velejadores nacionais apresenta no currículo dois quintos lugares, alcançados no Europeu e no Mundial, como resultados de referência.
José Costa não menciona qualquer ídolo, porque, confessa, com a idade deixou de os ter e as suas fontes de inspiração são todos aqueles que diariamente o incentivam para continuar a trabalhar.
A constante necessidade de adaptação é o que mais agrada a José Costa na Vela, ao contrário dos custos que as competições implicam, um fator de desigualdade em relação a concorrentes de outros países.
Natural de Tavira, o velejador português elege o peixe fresco que é possível comer na sua cidade como a comida favorita. Gosta de ler, mas tem outros passatempos que implicam muita atividade física, como a prática de Ciclismo, Surf e Natação.
Gosta de música, mas não revela um género ou um autor preferidos, considerando-se eclético.
No futuro gostaria de continuar ligado ao desporto, em particular à Vela, para ajudar a modalidade a progredir.
Veja a apresentação de José Costa aqui .