14 Jun 2021
João Torrão em Tóquio 2020 para ajudar a equipa de Dressage a chegar à final

João Torrão

Sem participações em Jogos Olímpicos

28 anos (1993-05-25)

Local de nascimento - Évora

Altura - 173 cm Peso - 60 kg

Treinadores - Coralie Baldrey e Carl Hester

Clube - Escola Superior Agrária de Elvas

Modalidade – Equestre

Prova - Ensino

Ídolos - Carl Hester, Charlotte Dujardun, Catherine Dufour, Isabel Werth e Jessica von Bredow-Werndl

Calendário em Tóquio 2020 – 24 e 27 julho, 9h00; 27 julho, 9h00; 28 julho, 9h30

João Torrão faz parte da equipa Equestre de dressage (ensino) que conseguiu o apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, com o 8.º lugar alcançado no Campeonato da Europa de 2019, em Roterdão, Holanda.

Este é, de resto, um dos momentos eleitos pelo cavaleiro português como sendo marcante na sua carreira. Mas há mais. A medalha de ouro por equipas na Taça das Nações, em Hickstead, no ano 2019, mais a medalha de prata no GP, com 73,1 % CDI, e a medalha de ouro no GPS, com 75,6 % CDI, ambas conquistadas em Hickstead, fazem parte de um currículo que tem ainda o 4.º lugar em GP, com 72,5 %, e o 6.º lugar em GPk, com 78,8 %, resultados conseguidos na Taça do Mundo, em Mechelen, Bélgica.

A relação – cumplicidade, amizade, amor – entre cavalo e cavaleiro é o que João Torrão mais gosta, para além da exigência e da perfeição que a sua modalidade requer. A subjetividade do julgamento nas provas equestres, ou seja, “o que pode ser bom para um juiz para outro pode não o ser”, é o que mais penaliza o cavaleiro português.

Coralie Baldrey, a sua treinadora, é eleita por João Torrão como a principal fonte de inspiração. Quanto a objetivos para Tóquio, o jovem cavaleiro projeta a presença da equipa de ensino de Portugal na final como um bom resultado.

Os passatempos favoritos do cavaleiro português são passear com o cão e ver filmes. À mesa escolhe preferencialmente massas e a sua música favorita é “More than a dream”.

No futuro, tentará ser treinador, projetando viver “numa bonita casa de campo” rodeado dos seus cavalos e cães.

Veja a mensagem de João Torrão aqui .


Mais Notícias