3 Fev 2023
Gustavo Ribeiro sagra-se vice-campeão do Mundo de Skate Street

Ouro escapou por dois pontos

Gustavo Ribeiro sagrou-se vice-campeão do Mundo de Street Skateboarding na prova referente ao ano de 2022 e que teve lugar em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.

Depois da terceira melhor pontuação geral na meia-final de sábado, o português começou com a nota mais alta das “runs”, um 91.18 que o deixou na liderança no final da primeira parte da prova.

Na secção de truques, em que apenas duas das cinco melhores notas são contabilizadas, Gustavo Ribeiro contabilizou um 86.00 e um 90.20, para um total de 267.38 que o colocou no 2.º lugar da classificação, atrás do francês Aurelien Giraud (269.33), que se sagrou campeão do mundo. No terceiro lugar ficou o japonês Ginwoo Onodera (263.04), de apenas 12 anos.

Em competição na vertente feminina, Margarida Cepeda foi a melhor portuguesa, no 53º lugar da qualificação, seguida por Madalena Galante (58º), Matilde Ribeiro (60º) e Rafaela Costa (65º).

Já no quadro masculino, Gabriel Ribeiro foi 30.º e falhou a qualificação por apenas 0.93 pontos. Bruno Senra (60.º), Pacal Teixeira (65.º), Madu Teixeira (101.º) e Pedro Araújo (121.º) foram os restantes representantes portugueses.

Este domingo teve início o período de treinos para os atletas que vão participar no Campeonato do Mundo de Park. Portugal estará representado por Thomas Augusto, que tentará um lugar nos quartos-de-final na qualificação de quinta-feira.

Telma Monteiro e Patrícia Sampaio em 5.º no Grand Slam de Paris

A comitiva portuguesa no Grand Slam de Paris, um dos mais conceituados torneios do circuito mundial de Judo, alcançou dois 5.ºs lugares. Telma Monteiro e Patrícia Sampaio ficaram às portas do pódio depois de caírem nos combates pela medalha de bronze.

No sábado, a medalhada olímpica no Rio 2016, 14.ª do ranking mundial de -57 kg, alcançou a meia-final onde acabaria por perder frente à atleta da casa, Priscilla Gneto (12.ª), por um ippon. Na decisão pela medalha foi a ucraniana Daria Bilodid a levar a melhor. No mesmo dia, Bárbara Timo, nos -63 kg, foi eliminada na 3.ª ronda e Rodrigo Lopes, nos -60 kg, e Maria Siderot, em -52 kg, foram ambos derrotados na 2.ª ronda.

Já no domingo foi a vez de Patrícia Sampaio, 19.ª do ranking de -78 kg vencer dois combates para alcançar os quartos-de-final, onde foi superiorizada para francesa Audrey Tcheumeo (9.ª). Na repescagem, a judoca portuguesa beneficiou da desistência da adversária para chegar ao combate pelo bronze. Frente a uma adversária que venceu há uma semana no Grand Prix de Portugal, Sampaio não conseguiu repetir a proeza e foi Jeonguy Lee (18.ª) a subir ao pódio.

João Fernando, 55.º do ranking de -81 kg, ficou às portas do bloco de finais depois de ter sofrido uma derrota no combate de repescagem e na mesma categoria Anri Egutidze sofreu uma derrota na 2.ª ronda.

Percurso na Taça Davis terminou na qualificação para as finais

Ainda não foi desta que Portugal conseguiu garantir a presença nas finais da Taça Davis. Depois de um sábado com dupla derrota, a tarefa era complicada e a vitória em pares ainda deu esperança, mas a vitória de Jiri Lehecka sobre João Sousa fechou as contas e apurou a Chéquia para a próxima fase.

Nuno Borges, 105.º do ranking mundial, foi o primeiro a entrar em ação frente ao checo Jiri Lehecka, 39.º do mundo. Apesar da boa réplica, o tenista português foi derrotado em dois “sets” por um duplo 6-4.

Na segunda partida de sábado, João Sousa, 84.°, defrontou Tomas Machac, 122.º, num encontro com uma duração de 2h52. Depois de uma derrota no tie-break no 1.° set (6[6]-7[8]), o português respondeu com uma vitória por 6-3, mas acabou por cair no set decisivo por 2-6.

Já no domingo, e obrigado a vencer as três partidas, Nuno Borges e Francisco Cabral foram os responsáveis pelo primeiro ponto conquistado ao derrotarem a dupla checa composta por Tomas Machac e Adam Pavlasek por 7-5 e 7-6(4) em 2h13.

Seguiu-se a partida entre os jogadores melhor classificados de cada lado. Aí, foi Jiri Lehecka, 39.º do ranking ATP, a levar a melhor sobre João Sousa, 84.º, em dois “sets”, por 6-4 e 6-1.

Esta foi a quarta vez que Portugal chegou a esta fase da Taça Davis, sempre sem ter conseguido seguir em frente.

Para acompanhar esta semana:

Portugal leva uma comitiva de seis ciclistas para o Campeonato da Europa de Ciclismo de Pista, a decorrer entre os dias 8 e 12 de fevereiro no Tissot Velodrome, em Grenchen, na Suíça. Entre as 11 provas que terão participação portuguesa, destaque para as disciplinas olímpicas de omnium e Madison. Rui Oliveira, Iuri Leitão, João Matias, Diogo Narciso e Rodrigo Caixas são os convocados no quadro masculino e Maria Martins a representante feminina na pista.

O Ténis de Mesa português vai estar em grande plano na Jordânia, no WTT Contender de Amã, com a participação de Marcos Freitas e João Geraldo no quadro principal no torneio de singulares masculinos e de Jieni Shao nos singulares femininos. A ação tem início na quinta-feira, dia 9, na Ronda de 32.

Após a derrota na Taça Davis, João Sousa e Francisco Cabral viajam até à Argentina para participar no Cordoba Open, torneio ATP 250 do circuito mundial de Ténis. João Sousa está inserido no quadro principal de singulares, onde tem encontro marcado com o argentino Tomas Martin Etcheverry, e ainda em pares, ao lado do brasileiro Marcelo Melo, com a dupla cazaque Andrey Golubev/Aleksandr Nedovyesov pela frente. Já Francisco Cabral, ao lado do sérvio Nikola Cacic, participa em pares e começa frente aos argentinos Pedro Cachin e Francisco Cerundolo.

Pode seguir toda a ação na APP da Equipa Portugal no site e nas redes sociais do Comité Olímpico de Portugal e ainda na newsletter Olimpo, que pode subscrever  aqui .

Notícia atualizada às 12:20 de 06/02

Foto: Jake Darwen / @WorldSkate_news


Mais Notícias