12 Mar 2022
“Dar uma hipótese à paz”

O Presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, endereçou uma comunicação em que apela para que a paz seja o caminho do mundo. Relembra que “dar uma hipótese à paz” foi um dos seus pedidos na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 e que desejou que os líderes mundiais se inspirassem no “exemplo de solidariedade e de paz” que tinha sido dado pelos atletas durante toda a competição.

A quebra da Trégua Olímpica, condenada por todo o Movimento Olímpico, a realocação de eventos desportivos planeados para a Rússia ou Bielorrússia e a proibição de símbolos nacionais destes dois países foram as ações tomadas pelo COI de forma a “demonstrar a solidariedade com o povo ucraniano”.

Bach relembra que o COI não pode perder os seus valores e que a invasão “reforçou o comprometimento com os valores de paz, solidariedade e não-discriminação no desporto”.

“Se os Jogos Olímpicos prosperarem podem tornar-se um fator essencial para a manutenção da paz universal”

A frase de Pierre de Coubertin, fundador do Movimento Olímpico, foi também recordada por Bach para destacar o poder do desporto e do Olimpismo enquanto fonte de inspiração para a paz e para o entendimento.

O Presidente do COI termina com um apelo para que as instituições desportivas mundiais protejam a “integridade, justiça e segurança das competições”

A mensagem completa pode ser lida aqui .


Mais Notícias