24 Fev 2022
COI condena violação da Trégua Olímpica pela Rússia

O Comité Olímpico Internacional (COI) emitiu esta quinta-feira um comunicado em que “condena veementemente a violação da Trégua Olímpica pelo governo russo”, sublinhando que a resolução da ONU foi adotada pela Assembleia Geral da ONU a 2 de dezembro de 2021, “por consenso de todos os 193 Estados Membros da ONU.” A Trégua Olímpica começou sete dias antes do início dos Jogos Olímpicos, a 4 de fevereiro de 2022, e termina sete dias após o encerramento dos Jogos Paralímpicos, a 13 de março.

O COI lembra que o presidente Thomas Bach apelou na Cerimónia de Abertura de Pequim 2022, às autoridades políticas para observarem o “compromisso com esta Trégua Olímpica” e na Cerimónia de Encerramento pediu para se inspirarem no “exemplo de solidariedade e paz” dado pelos atletas olímpicos.

“Após os eventos recentes, o COI está profundamente preocupado com a segurança da Comunidade Olímpica na Ucrânia”, diz o comunicado, que informa ter sido constituída uma task-force “para monitorizar de perto a situação e coordenar a assistência humanitária aos membros da Comunidade Olímpica na Ucrânia, sempre que possível”.


Mais Notícias