OPORTUNIDADE DE VALORIZAR O LADO HUMANO DOS ATLETAS

 

No âmbito do programa de responsabilidade social do Comité Olímpico de Portugal pretende-se Identificar, acompanhar e apoiar as necessidades sociais de Educação, Emprego e Saúde no universo de cidadãos que já representaram Portugal nos Jogos Olímpicos e os que ambicionam ainda concretizar esse sonho olímpico.

 

O objetivo global do programa de responsabilidade social é intervir na valorização humana dos atletas nas áreas da educação, emprego e saúde, através da associação e apoio de empresas e entidades de referência às diversas necessidades do universo dos atletas olímpicos.

 

Ser parceiro do programa de responsabilidade social do COP é ter a oportunidade de estar associado ao movimento olímpico e beneficiar de um conjunto de contrapartidas:

 

– Direitos de designação e logotipos

– Visibilidade da empresa e instituições

 

 

EDUCAÇÃO

logo-composto

 

Bolsas de Educação 

 

Como surgiu o projeto das Bolsas de Educação?

Desde 2013 que as Bolsas de Educação são um incentivo para os atletas olímpicos que pretendam continuar a investir na sua formação académica. No âmbito do Programa de Responsabilidade Social do Comité Olímpico de Portugal (COP), na área da Educação, os Jogos Santa Casa (JSC) e COP associaram-se e lançaram as Bolsas de Educação.

O sucesso nestes três anos, levaram os JSC e o COP a prolongar este incentivo para o próximo ciclo Olímpico, ou seja, até ao ano 2020 irão continuar a contribuir para a qualidade de vida dos atletas.

 

- Quem tem acesso às Bolsas de Educação?

Podem beneficiar deste prémio os atletas que estiveram integrados no Projeto de Preparação Olímpica Tokyo 2020 e igualmente matriculados numa instituição de ensino superior e inscrito num curso de Licenciatura e/ou Mestrado.

Caso não seja esgotada a atribuição da totalidade das Bolsas de Educação reservadas para cada ano, poderão ser ainda contempladas as candidaturas de atletas considerando outros requisitos disponíveis no Regulamento.

 

Regulamento Programa Bolsas Educação

 

Formulário de Inscrição

 

 

- Valor das Bolsas de Educação

Desde a origem desta parceria entre os JSC e o COP já foram distribuídas 87 bolsas no valor total de 252.000€, permitindo aos atletas uma melhor conciliação da prática desportiva com os estudos.

 

- Quem já beneficiou das Bolsas de Educação?

Lançadas há três anos permitiram a frequência em Licenciaturas, Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos a vários atletas olímpicos, como Telma Monteiro, Patrícia Mamona, Filipa Martins, Nélson Lopes, Rui Bragança, Diogo Abreu, Francisca Laia, Ricardo Ribas, entre tantos outros. Com a formação dos atletas o Desporto fica mais forte.

 

bolseiros-de-2013

 

bolseiros-de-2014

 

bolseiros-de-2015

 

Testemunhos

 

Pelas palavras dos próprios reflete-se a importância deste projeto nas suas vidas…

 

Filipa Martins, Ginástica “É sempre um apoio acrescido na faculdade…”.

Patrícia Mamona, Atletismo “É um alívio para poder pagar as minhas propinas e matriculas.”

 

 

 

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais