OPORTUNIDADE DE VALORIZAR O LADO HUMANO DOS ATLETAS

 

No âmbito do programa de responsabilidade social do Comité Olímpico de Portugal pretende-se identificar, acompanhar e apoiar as necessidades sociais de Educação, Emprego e Saúde no universo de cidadãos que já representaram Portugal nos Jogos Olímpicos e os que ambicionam ainda concretizar esse sonho olímpico.

 

O objetivo global do programa de responsabilidade social é intervir na valorização humana dos atletas nas áreas da educação, emprego e saúde, através da associação e apoio de empresas e entidades de referência às diversas necessidades do universo dos atletas olímpicos.

 

Ser parceiro do programa de responsabilidade social do COP é ter a oportunidade de estar associado ao movimento olímpico e beneficiar de um conjunto de contrapartidas.

 

 

EDUCAÇÃO

COP-JSC-composito-01

 

BOLSAS DE EDUCAÇÃO

 

– O que são as Bolsas de Educação?

Desde 2013 que as Bolsas de Educação são um incentivo para os atletas olímpicos que pretendam continuar a investir na sua formação académica. No âmbito do Programa de Responsabilidade Social do Comité Olímpico de Portugal (COP), na área da Educação, os Jogos Santa Casa (JSC) e COP associaram-se e lançaram as Bolsas de Educação.

O sucesso nesses três anos levaram os JSC e o COP a prolongar este incentivo até aos Jogos Olímpicos de Tóquio, ano letivo 2019/ 2020.

Regulamento Programa Bolsas Educação

 

– Quando começa a época de candidaturas às Bolsas de Educação?

A candidatura à atribuição de uma bolsa de educação deve ser submetida entre 1 a 31 de outubro.

 

– Quem tem acesso às Bolsas de Educação?

Têm direito a bolsa de Educação os atletas que satisfaçam, cumulativamente, um critério desportivo e um critério formativo, conforme abaixo descritos:

A. Critério desportivo
a) Atletas integrados no Projeto Olímpico Tóquio 2020;
b) Atletas integrados no Projeto de Esperanças Olímpicas Jogos Olímpicos 2024, com idade superior a 18 anos à data da candidatura.

B. Critério formativo
a) Atletas matriculados numa instituição de ensino superior inscrito num curso de Licenciatura ou de Mestrado;
b) Atletas matriculados em cursos Técnico-profissionais com reconhecimento oficial, em cursos de Pós-Graduação ou em cursos de Doutoramento.

 

– Quais os documentos necessários para me candidatar?

Será necessário enviar o Formulário de Candidatura devidamente preenchido e assinado, juntamente com o comprovativo de matrícula no ano letivo da respetiva bolsa.

Formulário de Inscrição

 

– Quais as condições para renovar a Bolsa de Educação?

Para beneficiar novamente de Bolsa, o atleta deve comprovar o seu aproveitamento escolar através da entrega de competente certificado comprovativo da sua situação académica do ano transato, bem como o Formulário de Candidatura devidamente preenchido e assinado, juntamente com o comprovativo de matrícula no ano letivo da respetiva bolsa.

 

– Onde posso candidatar-me à Bolsa de Educação?

Os documentos necessários para a candidatura/renovação à Bolsa devem ser submetidos para o email marketing@comiteolimpicoportugal.pt

 

– Qual o valor da Bolsa de Educação?

A Bolsa corresponde a um valor máximo até 3 000,00€ anual.

 

– Como é efetuado o pagamento?

O pagamento do valor da Bolsa será efetuado anualmente em 2 momentos: 50% do valor da Bolsa na data da sua atribuição e 50% do valor no início do 2º semestre, até 15 de março de cada ano letivo, mediante avaliação do desempenho escolar/formação do primeiro semestre.

 

– Quem já beneficiou das Bolsas de Educação?

As Bolsas contribuíram para a qualidade de vida dos atletas. Foi uma motivação e apoio para vários atletas olímpicos como Telma Monteiro, Patrícia Mamona, Melanie Santos, Rui Bragança Diogo Abreu, Francisca Laia, Teresa Portela, entre tantos outros, para frequentarem Licenciaturas, Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos.

Pelas palavras dos próprios reflete-se a importância deste projeto nas suas vidas…

– Filipa Martins, Ginástica “É sempre um apoio acrescido na faculdade…”.

– Patrícia Mamona, Atletismo “É um alívio para poder pagar as minhas propinas e matrículas.”

 

_PFR6723

Patrocinadores/Parceiros Nacionais