Skip to content

ARQUIVO HISTÓRICO

O Arquivo Histórico do Comité Olímpico de Portugal foi criado em 2013 com o objetivo principal de tratamento, organização, classificação e disponibilização do seu acervo documental e fotográfico.

O trabalho de organização, separação, identificação, higienização, descrição e posterior disponibilização para consulta online dos materiais existentes no COP tem sido realizado por um conjunto de especialistas na área das ciências documentais, nomeadamente arquivistas e conservadores/restauradores, que têm sido contratados para a realização das respetivas tarefas, de acordo com as normas nacionais e internacionais.

Pela especificação do Movimento Olímpico, definiu-se que a descrição da documentação respeitaria os períodos de preparação para a participação nos Jogos Olímpicos de verão, onde Portugal participa de forma regular desde o ano de 1912.

Ao longo do tempo o projeto do Arquivo Histórico tem usufruído de financiamentos nacionais e internacionais oriundos de candidaturas submetidas com sucesso à Solidariedade Olímpica nos ciclos 2013-2016 e 2018-2020 e pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 2016.

Através da disponibilização do seu Arquivo Histórico, o COP pretende tornar acessível informação e documentação à comunidade científica e académica, mas também ao público em geral, promovendo e incentivando o estudo e a publicação de obras no domínio do desporto e do Olimpismo em Portugal.

O Arquivo Histórico do COP integra desde 2017 a Rede Portuguesa de Arquivos e as redes europeias: Portal Europeu de Arquivos e Europeana.