Skip to content

PRÉMIOS CIÊNCIAS DO DESPORTO

Os Prémios Ciências do Desporto são uma iniciativa do Comité Olímpico de Portugal, em parceria com a Repsol, para o Ciclo Olímpico 2022 – 2024. 

Estão abertas as candidaturas aos Prémios Ciências do Desporto | REPSOL 23! 

Até 29 de fevereiro de 2024, pode enviar o seu artigo científico nas áreas da Fisiologia e Biomecânica do Desporto; Economia, Direito e Gestão do Desporto; ou História e Sociologia do Desporto, através do preenchimento de formulário eletrónico disponível aqui 

São elegíveis artigos científicos publicados, ou aceites para publicação em revista científica da especialidade, de investigadores com vínculo a instituições de ensino superior ou unidades de I&D sedeadas em território nacional, bem como de investigadores portugueses com vínculo a instituições de ensino superior ou unidades de I&D estrangeiras. 

Consulte o Regulamento e o Anúncio de Abertura de Candidaturas (abaixo) e considere as minutas seguintes para submeter o seu artigo científico aos Prémios Ciências do Desporto | REPSOL 23: 

Criados em 2014, os Prémios Ciências do Desporto pretendem valorizar o aprofundamento das problemáticas do desporto enquanto objeto de estudo, bem como, a recolha e análise de dados atuais essenciais para as decisões dos mais diversos agentes do sistema desportivo nacional. 

Através destes Prémios são distinguidos os melhores trabalhos de investigação nas diversas áreas das Ciências do Desporto, divididas em seis áreas temáticas: Treino Desportivo; Psicologia e Pedagogia do Desporto; Medicina do Desporto; Fisiologia e Biomecânica do Desporto; Economia, Direito e Gestão do Desporto; História e Sociologia do Desporto. 

Anualmente, são aceites candidaturas para três áreas temáticas, sendo atribuído em cada área um primeiro prémio, com um valor monetário de 5000€, podendo ainda ser atribuídas até duas menções honrosas por área temática. 

Ao longo das seis edições realizadas dos Prémios Ciências do Desporto foram submetidos a concurso 265 trabalhos de investigação (disponíveis para consulta). Na última edição de 2023 foram submetidos 87 trabalhos.