Skip to content

PRÉMIOS CIÊNCIAS DO DESPORTO

Os Prémios Ciências do Desporto são uma iniciativa do Comité Olímpico de Portugal e da Fundação Millennium bcp que têm a revista Visão como parceiro de media. Criados em 2014, os Prémios Ciências do Desporto pretendem valorizar o aprofundamento das problemáticas do desporto enquanto objeto de estudo, bem como, a recolha e análise de dados atuais essenciais para as decisões dos mais diversos agentes do sistema desportivo nacional.

Através destes Prémios são distinguidos os melhores trabalhos de investigação de autores portugueses nas diversas áreas das Ciências do Desporto, divididas em seis áreas temáticas: Treino Desportivo; Psicologia e Pedagogia do Desporto; Medicina do Desporto; Fisiologia e Biomecânica do Desporto; Economia, Direito e Gestão do Desporto; História e Sociologia do Desporto.

Anualmente, são aceites candidaturas para três áreas temáticas, sendo atribuído em cada área um primeiro prémio, com um valor monetário de 5000€, e duas menções honrosas ​com um valor monetário de 1000€.

Ao longo das cinco edições já realizadas, foram submetidos a concurso 194 trabalhos de investigação desenvolvidos por 572 autores e coautores. Até 30 de abril de 2021, está a decorrer a 6.ª edição dos Prémios Ciências do Desporto para as áreas de: Fisiologia e Biomecânica do Desporto; Economia, Direito e Gestão do Desporto; e História e Sociologia do Desporto.