João Silva

Data de Nascimento:  15-05-1989

Modalidade:  Triatlo

Presenças em Jogos:  Londres 2012 | Rio de Janeiro 2016

Bio

João Silva, natural de Benedita, Alcobaça, começou a praticar triatlo aos 16 anos. Em 2011, tornou-se no primeiro triatleta masculino português a conquistar uma vitória no Campeonato do Mundo de Triatlo Elite. Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 classificou-se no 9.º lugar.

Em 2013, optou por trabalhar com um treinador neo-zelandês de referência, Joel Filliol, tendo-se mudado para a Oceânia, de forma a garantir a melhor preparação possível para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 e, simultaneamente, pôr para trás das costas alguns problemas físicos que o afetaram na reta final rumo a Londres. O Campeonato do Mundo World Triathlon Series não lhe correu como esperado, terminando no 13º lugar, após ter sido 6º no ano anterior.

Em 2015, na 1ª etapa da prova do Campeonato do Mundo de Triatlo (World Triathlon Series – WTS), em Abu Dhabi, conquistou o 4.º lugar.

No mesmo ano, em junho, entrou para a história ao ser o primeiro atleta português a conquistar uma medalha nos Jogos Europeus. Foi na primeira edição dos jogos, realizados em Baku, Azerbaijão, que João Silva foi 2.º classificado, numa prova fantástica em que terminou a escassos 11 segundos do ouro.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, foi 35.º classificado. Em 2017, João Silva ganhou duas medalhas de bronze no Campeonato da Europa, uma na distância olímpica, outra na prova de sprint.

FacebookTwitter

Sinopse

Em atualização.

Multimédia