O Programa de Educação Olímpica, gerido pelo Departamento de Estudos e Projetos do Comité Olímpico de Portugal (COP), organizou hoje mais um momento de formação para professores que demonstrou que os Valores Olímpicos podem ser envolvidos nos processos e temas educativos, seja com atividades na prática de educação física, seja em qualquer outra disciplina curricular.

Rita Nunes, Diretora do Departamento de Estudos e Projetos do COP e Joaquim Videira, responsável pelo projeto de Educação Olímpica do COP, foram os oradores numa sessão que juntou mais de 180 professores, um aumento de mais de 35% face à iniciativa realizada no início deste ano letivo.

Em destaque na iniciativa deste início de 2021, esteve o programa Olympic Values Educational Programme (OVEP) desenvolvido pelo Comité Olímpico Internacional. Promovendo os princípios basilares do Olimpismo, na construção de um mundo melhor através do desporto, o OVEP pretende levar a vários países a educação através dos Valores Olímpicos e do desenvolvimento equilibrado entre o corpo e a mente.

A nível nacional, o Programa de Educação Olímpica propõe o desenvolvimento de vários conceitos que estão associados ao Olimpismo como ganhar e perder, promoção da paz, compreensão entre povos e culturas que se unem na aprendizagem através do conhecimento, habilidade e atitude.

Para o futuro, ficou a promessa do Programa de Educação Olímpica continuar a realizar momentos regulares de comunicação com os professores, seja através da estrutura do COP que dá apoio regular ao programa, seja com convidados nacionais e internacionais que adicionem valor aos projetos educacionais.

As iniciativas do Programa de Educação Olímpica podem ser acompanhadas no Portal.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais