O convidado do programa de formação “The Olympic Performance”, do Comité Olímpico de Portugal (COP), na próxima sexta-feira, dia 13, é Marco Túlio de Mello, do Comité Olímpico do Brasil, que irá abordar a relação entre o sono e a performance desportiva. O convidado, especialista no estudo do sono, irá partilhar a sua visão sobre a importância do sono e a sua influência no desempenho dos atletas.

Marco Túlio de Mello é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, tem o estatuto de investigador nível 1 A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (Brasil) e desempenha funções como consultor do Comité Olímpico Brasileiro, diretor técnico do Centro Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes, e diretor técnico do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício.

A sessão, dedicada a atletas, treinadores e outros interessados no treino desportivo, decorrerá, entre as 14h30 e as 16h00, na plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser efetuadas aqui.

O novo ciclo de webinares teve já início com a preleção de José Gomes Pereira, Diretor de Medicina Desportiva do COP. A “perspetiva médico-desportiva” foi o ponto de partida para as conversas sobre a importância da recuperação e do sono no processo de treino desportivo. E o sono foi um dos temas já introduzidos, uma vez que José Gomes Pereira acredita que um ciclo de sono apropriado é a melhor estratégia de recuperação e prevenção de overtraining. Os conceitos de fadiga, os sinais de treino intenso e da necessidade de recuperação foram também abordados pelo Diretor de Medicina Desportiva do COP, que deixou apontou ainda algumas soluções para os atletas otimizarem o ciclo de sono. Quase duas centenas de participantes saíram da formação com a certeza de que quem não dorme bem não é saudável.

Nos meses de novembro e dezembro, todas as sextas-feiras são de formação. Seguem-se ainda as temáticas da contribuição da Psicologia e da Nutrição na otimização do treino, os processos de recuperação e monitorização do sono, e o ciclo fecha com uma perspetiva integrada com a Direção de Medicina Desportiva do COP.

As inscrições são abertas no início da semana de cada módulo, por isso confira abaixo o calendário completo e marque na sua agenda:

Calendário The Olympic Performance – recuperação e sono (nov/dez 2020)

Patrocinadores/Parceiros Nacionais