Continua o ciclo de formação promovido pelo programa “The Olympic Performance” do Comité Olímpico de Portugal (COP), desta vez sobre a preparação específica para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. A terceira sessão do ciclo, está a cargo de Ana Bispo Ramires, psicóloga da Direção de Medicina Desportiva do COP, que irá falar sobre a gestão da incerteza causada pela pandemia e de como potenciar a performance desportiva rumo a Tóquio. A sessão decorre na plataforma zoom, na próxima sexta-feira, dia 26 de fevereiro, entre as 14h30 e as 16h00. As inscrições já estão a decorrer e pode garantir o seu lugar através desta ligação.

Na última sessão, Marco Alves, Chefe de Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, apresentou o novo contexto da Missão portuguesa nos próximos Jogos Olímpicos. Assegurou que as indicações que chegam tanto do Comité Olímpico Internacional (COI) como do Comité Organizador (CO) de Tóquio apontam para que os Jogos se realizem como planeado em 2021, no entanto a experiência para todos os envolvidos será diferente face a edições anteriores. O Chefe de Missão apresentou a primeira versão dos guias produzidos pelo COI e pelo CO com as medidas de segurança a implementar para mitigar as possibilidades de contágio com COVID-19. Estes manuais definem as regras a seguir antes da partida, durante a viagem, durante a permanência no Japão e durante a viagem de regresso. Numa plateia repleta de treinadores, atletas e outros elementos das equipas ligados à preparação para os Jogos Olímpicos, o Chefe de Missão partilhou algumas novidades: os atletas portugueses terão, dentro do espaço de Portugal na Aldeia Olímpica, um pequeno ginásio para minimizar a necessidade de deslocação a espaços partilhados, bem como uma zona para lanches durante o dia. Quanto à vacinação de todos os elementos portugueses que estarão no Japão, continuam as diligência com as entidades competentes, mas ainda sem uma resposta definitiva. Apesar de todas as limitações aplicadas a todos os agentes envolvidos no Jogos, o Chefe de Missão deixou uma mensagem de esperança e força para os atletas que trabalham para marcar presença em Tóquio: “Podem ser jogos diferentes, mas vão valer a pena para consagrar o vosso esforço!”.

Para quem não teve oportunidade de assistir em direto à sessão, a gravação na íntegra está já disponível aqui. Também no site do COP estão disponíveis vários documentos de apoio à participação em Tóquio.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais