Sexta-feira é dia de “The Olympic Performance” e esta semana o palco é da psicóloga da Direção de Medicina Desportiva do Comité Olímpico de Portugal (COP), Ana Bispo Ramires. “Treino de competências psico-emocionais e otimização no processo de treino desportivo” é o tema em destaque no próximo dia 20 de novembro. A sessão decorre entre as 14h30 e as 16h00, na plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e já podem ser efetuadas aqui.

Destinada a atletas, treinadores e outros interessados no treino desportivo, esta sessão insere-se no ciclo de webinares sobre “Recuperação e sono no processo de treino desportivo”, promovido pelo COP e que decorre nos meses de novembro e dezembro.

Na última sessão, o convidado foi Marco Túlio de Mello, especialista no estudo do sono do Comité Olímpico do Brasil. Em mais uma sessão muito participada, o especialista defendeu que “dormir não é uma vontade própria”, mas antes uma organização temporal e fisiológica importante para a conservação de energia, recuperação física, do sistema imunológico e da função cerebral e muscular. Os fatores que interferem no sono, as consequências da falta de sono e a importância do planeamento para gerir a fadiga e aspetos como o jet leg foram também temas em destaque. Marco Túlio de Mello, apresentou ainda vários estudos com atletas brasileiros que demonstram que a falta de sono adequados provoca aumento de massa gorda, perda de massa magra, atrofia muscular e aumento da probabilidade de lesões.

Seguem-se ainda mais sessões com a contribuição da Nutrição na otimização do treino e os processos de recuperação e monitorização do sono. O ciclo fecha com uma perspetiva integrada com a Direção de Medicina Desportiva do COP.

As inscrições são abertas no início da semana de cada módulo, por isso confira abaixo o calendário completo e marque na sua agenda:

Calendário The Olympic Performance – recuperação e sono (nov/dez 2020)

Patrocinadores/Parceiros Nacionais