Cumprindo com o horizonte temporal de dois ciclos olímpicos, o Projeto Esperanças Olímpicas (PEO) visa criar condições de apoio a atletas e equipas que sejam identificados, através do seu valor desportivo, como esperanças olímpicas em preparação para os JO Paris 2024.
Encontrando-se os objetivos de obtenção de resultados definidos para os JO Tóquio 2020, pretende -se que os demais projetos do Programa de Preparação Olímpica (PPO) acompanhem o mesmo desígnio, exigindo em cada uma das etapas os indicadores de sucesso que venham a garantir a sustentabilidade do PPO.
O PEO é considerado, neste PPO, como o início da preparação olímpica onde se pretende proporcionar condições de apoio à preparação dos praticantes em idade de esperança olímpica de forma a potenciar a transição a médio prazo para o Projeto Paris 2024.
-
Documento Orientador
ENCONTRO NACIONAL DE ESPERANÇAS OLÍMPICAS
O COP organiza encontros anuais de Esperanças Olímpicas, destinados a todos os atletas integrados no PEO e respetivos treinadores, nos quais se desenvolve o Espírito Olímpico, através da promoção não só o contacto entre elementos das várias modalidades, como também várias aprendizagens relevantes para a evolução dos próprios atletas e dos seus treinadores.
A formalização das propostas de integração, de acordo com os critérios desportivos definidos nas Grelhas de Integração da respetiva modalidade, é da exclusiva responsabilidade das Federações Desportivas Nacionais.
-
Tabela Resumo das Integrações
A integração de Atletas é formalizada em sede de Contrato-programa, celebrado entre o Comité Olímpico de Portugal e a respetiva Federação Desportiva, onde se enquadram os objetivos, a elegibilidade e a execução do Projeto de Esperanças Olímpicas.
As candidaturas devem ser apresentadas em formulário próprio e de acordo com o documento das instruções de preenchimento. Para efeitos do relato das atividades e financiamento deverá ser utilizado o formulário que, em baixo, se apresenta.