XXIV Jogos Olímpicos de Inverno
04/02/2022 - 20/02/2022
PEQUIM (CHINA)
A 24.ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno acontece entre 4 e 20 de fevereiro de 2022 na cidade chinesa de Pequim.
A capital da China torna-se assim a primeira cidade do Mundo a receber os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno e esta será a terceira edição Olímpica consecutiva com sede na Ásia, depois de Pyeongchang em 2018 e Tóquio em 2020/2021. Pequim foi eleita cidade-sede em 2015, depois da desistência de Oslo (Noruega), vencendo na votação final a cidade de Almaty (Cazaquistão).
Esta edição dos Jogos Olímpicos de Inverno estará centrada em Pequim mas decorrem também competições nas zonas de Yanqing e Zhangjiakou.
Pequim verá a reconversão de algumas das instalações utilizadas em 2008 para acomodar as modalidades de gelo, bem como as Cerimónias de Abertura e Encerramento.
Yanqing, a cerca de 75 km a noroeste de Pequim, recebe as provas de esqui alpino e os eventos de bobsleigh, luge e skeleton.
Zhangjiakou fica a 180 km de Pequim e será palco da maioria das provas de esqui e snowboard.
TOCHA / MEDALHAS / MASCOTE
A Tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 recebeu o nome de 飞扬 – Fei Yang – que significa “Flying” (“Voo”). Apresentada no evento que marcou um ano para o início da competição, a tocha destaca-se pelas cores vermelho e prateado que remetem para o fogo e para o gelo, e que simbolizam “a luz e o calor dos desportos de inverno”. Sendo a primeira cidade do mundo a acolher tanto as edições de Verão como de Inverno dos Jogos Olímpicos, Pequim recorda as cores e forma em caracol da pira Olímpica de 2008 na tocha de 2022, adicionando um padrão de flocos de neve e espirais.
A tocha é fabricada em fibra de vidro, leve e resistente a altas temperaturas e alimentada a hidrogénio, portanto livre de emissões, o que se enquadra nos esforços do Comité Organizador em realizar uns Jogos verdes e aliados à alta tecnologia.
As medalhas foram batizadas de “Tongxin” que significa “Together as one” (“Juntos como Um”) e apresentam cinco anéis concêntricos que representam a filosofia tradicional chinesa da harmonia entre o céu, a terra e os seres humanos; simbolizam também os Anéis Olímpicos e o espírito de união do mundo através do desporto.
No verso têm o logótipo de Pequim 2022, o nome oficial dos Jogos em chinês e 24 pontos que representam a 24.ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. O objetivo das medalhas é que estas se pareçam com um mapa celestial e que os atletas alcancem a excelência e brilhem como estrelas durante os Jogos.
A mascote dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 chama-se “Bing Dwen Dwen”. Em mandarim “Bing” tem vários significados, sendo o mais comum “gelo”, mas estando também associado a pureza e força, enquanto “Dwen Dwen” significa robusto e vivido, e uma representação das crianças. A mascote simboliza a força e poder dos atletas, e quer promover o Espírito Olímpico.
O boneco tem uma “carapaça” feita de gelo que faz lembrar um fato de astronauta – um tributo às novas tecnologias para um futuro de possibilidades infinitas – e que lhe permite praticar todas as modalidades de inverno. As cores brilhantes à volta do rosto são uma representação das tecnologias de ponta para as modalidades de inverno, enquanto o coração na palma da mão esquerda simboliza a hospitalidade chinesa.
O criador da mascote foi Cao Xue, selecionado entre mais de 5800 submissões de 35 países.