No âmbito da realização da 2ª edição dos jogos da cidade, as Olisipíadas, a Câmara Municipal de Lisboa vai promover um conjunto de atividades de experimentação abertas à população, promovendo a atividade desportiva a experimentação de vários desportos a todos os interessados, para além de todos as crianças e jovens inscritos nas Olisipíadas.

Durante dois meses, abril e maio, as atividades vão ser realizadas, paralelamente às competições das Olisipíadas, em vários locais da cidade, podendo então a população experimentar Canoagem, Corfebol, Orientação, Pelota Basca e Voleibol Sentado.

Os jogos da cidade, denominados Olisipíadas, pretendem promover e dinamizar a prática desportiva saudável entre as crianças e jovens (6 aos 14 anos), possibilitando a muitos jovens a experimentação e a competição de diversas modalidades desportivas (12 modalidades individuais e coletivas), incluindo o desporto adaptado. A inscrição é gratuita, o que fomenta a participação de todos os interessados, nomeadamente crianças que de outra forma não tinham acesso ao desporto. É uma iniciativa que estimula a identidade e o sentido de pertença por parte dos cidadãos às suas freguesias, no quadro da reforma administrativa da cidade e que é organizada em duas fases: fase das competições locais (janeiro a maio) e a fase final dos jogos (junho), onde os atletas selecionados representam a sua freguesia numa grande festa de valorização da atividade física e do desporto em Lisboa, com várias atividades lúdico-desportivas para toda a família. Esta edição contará com várias iniciativas intergeracionais e de experimentação, bem como a introdução dos desportos náuticos.

Em ano olímpico, as Olisípiadas serão uma forma privilegiada de divulgar o espírito e os valores olímpicos junto das crianças de Lisboa. Como embaixadores dos jogos contamos com a colaboração dos dois primeiros Campeões Olímpicos de Portugal: Rosa Mota e Carlos Lopes que juntamente com os padrinhos das modalidades serão uma referência desportiva que levam às crianças a mensagem do poder do desporto. Paralelamente, a CML e o Comité Olímpico de Portugal vão dinamizar junto das escolas do 1º ciclo do ensino Público, o Programa de Educação Olímpica que visa levar o Olimpismo e os Jogos Olímpicos às escolas, promovendo um conjunto de atividades que passam, não só pela sala de aula, mas também pela prática desportiva e o contato com atletas e campeões olímpicos. Serão abordadas diferentes áreas, tais como: a história, os valores, a simbologia e os jogos olímpicos.

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais