Esta sexta-feira fala-se do contributo que a nutrição pode dar no processo de recuperação desportiva. A quarta sessão do ciclo de webinares promovido pelo programa “The Olympic Performance” do Comité Olímpico de Portugal (COP) tem como oradora a nutricionista da Direção de Medicina Desportiva do COP, Cláudia Minderico”. As inscrições já estão abertas aqui e por isso garanta já o seu lugar na sessão que decorre no dia 27 de novembro entre as 14h30 e as 16h00 na plataforma Zoom.

Este ciclo de webinares, que decorre nos meses de novembro e dezembro, tem como tema comum o processo de treino desportivo e a influência do sono e da recuperação. É destinado a atletas, treinadores e outros agentes envolvidos no treino desportivo.

Depois de sessões com o Dr. José Gomes Pereira, sobre a perspetiva médica, e com Marco Túlio de Mello, especialista no estudo do sono do Comité Olímpico do Brasil, a sessão da semana passada esteve a cargo da psicóloga Ana Bispo Ramires que defendeu que a psicologia pode ajudar a trabalhar os estados de preparação mental para a competição, o que inclui os processos de recuperação. “O sono é fundamente em contexto de top performance. Quem traz a medalha são os que se preocupam com os pequenos detalhes”, assegurou na sua comunicação. E nos pequenos detalhes pode incluir-se a educação do sono, sendo essencial um processo multidisciplinar que trabalhe em articulação para o sucesso do atleta. A psicóloga deixou ainda o alerta: “é importante ouvir e valorizar o que os atletas dizem” durante o treino, uma vez que para promover a mudança tem de haver consciência do que funciona bem e do que não funciona. Sendo estudado que, em média, os atletas de elite tendem a ter menos horas de sono, também é sabido que a médio e longo termo o seu desempenho será afetado; capacidade muscular e atenção diminuídos e lesões e traumatismos com tendência para aumentar podem ser invertidos com estratégias de recuperação desportiva.

Para além da sessão desta semana sobre nutrição, seguem ainda a abordagem da equipa da Federação Portuguesa de Futebol sobre os processos de recuperação e monitorização de sono, fechando o ciclo com a perspetiva integrada da Direção de Medicina Desportiva do COP.

As inscrições são abertas no início da semana de cada módulo, por isso confira abaixo o calendário completo e marque na sua agenda:

Calendário The Olympic Performance – recuperação e sono (nov/dez 2020)

Patrocinadores/Parceiros Nacionais