Skip to content

Cursos de Sustentabilidade do Projeto Green FLAME apresentados em Bucareste

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

O projeto Erasmus+ de Sustentabilidade "Green FLAME" foi esta quarta-feira apresentado no Comité Olímpico da Roménia, em Bucareste, depois das reuniões do consórcio que decorreram nos dias 27 e 28 de novembro.

Cumprindo o calendário do projeto, foram divulgados, em primeira mão, os dois MOOC (cursos massivos online) dedicados à Sustentabilidade e o Desporto, que estarão disponíveis a partir do dia 4 de dezembro mediante inscrição gratuita em https://sportacademy.app/course/green-flame/ e https://sportacademy.app/course/green-flame-advanced-course/  

Foi desenvolvido um curso Básico, dirigido às pessoas que contactam pela primeira vez com o tema da Sustentabilidade, e um curso Avançado, que permitirá aprofundar mais os conhecimentos.

Os vários módulos dos cursos serão publicados mensalmente até fevereiro de 2024 e irão contemplar temas como: relação do desporto com a sustentabilidade, alterações climáticas, acordo de Paris, objetivos de desenvolvimento sustentável, agenda 2020+5 do Comité Olímpico Internacional (COI), gases de efeito estufa, medição das emissões de carbono e análise do ciclo de vida, entre outros.  

Esta formação dirige-se a todos os intervenientes do universo desportivo que pretendam adquirir mais conhecimentos sobre o tema da Sustentabilidade e assim ganharem mais capacidade para agir e tomar decisões mais informadas.  

Foi também apresentada a calculadora de emissões de carbono, a ser disponibilizada online e em aplicação para telemóvel, com lançamento previsto no primeiro trimestre de 2024.  

Florin Miscã, secretário-geral adjunto do Comité Olímpico da Roménia (ROC), abriu a sessão sublinhando o elevado comprometimento com a Sustentabilidade que o ROC tem demonstrado, não só através de várias ações concretas de mitigação das emissões de carbono, resultantes do dia a dia das suas operações, mas também através da participação em vários projetos internacionais, como forma de robustecer o conhecimento e estabelecer redes colaborativas.  

O Comité Olímpico Espanhol (COE) fez-se representar por Javier Raya, que apresentou a estratégia de sustentabilidade da organização nas suas várias dimensões e relação do projeto Green FLAME.  

Pedro Sequeira Ribeiro, diretor Comercial e de Marketing do Comité Olímpico de Portugal (COP), apresentou a estratégia de sustentabilidade da organização, bem como o projeto de compensação das emissões residuais, Floresta Olímpica de Portugal, que integra a Olympic Forest Network do COI. Esteve também presente nas reuniões e na sessão Sofia Macedo, gestora de Marca e Responsabilidade Social do COP.

Marcos López-Flores, CEO da EUNIK (European Network for Innovation and Knowledge), entidade que apoia o Comité Olímpico Espanhol na coordenação do projeto, teve a seu cargo a apresentação dos cursos de sustentabilidade e da calculadora de emissões de carbono.  

O projeto Green FLAME encontra-se na reta final de desenvolvimento, tendo prevista a sua conclusão em abril de 2024, pretendendo assim cumprir o objetivo de contribuir para que as organizações desportivas saibam avaliar os indicadores de sustentabilidade, calcular a pegada de carbono, e encontrar estratégias para a reduzir.

O consórcio do projeto Erasmus+ Green FLAME é constituído por Comité Olímpico Español , Cuicui StudiosSport Evolution AllianceRomanian Olympic and Sports Committee (Comitetul Olimpic si Sportiv Roman)European Network for Innovation and Knowledge, para além do Comité Olímpico de Portugal.