Decorreu hoje, na sede do Comité Olímpico de Portugal, o encontro da Missão Portuguesa aos Jogos Olímpicos da Juventude Nanjing 2014, que decorrerão na cidade chinesa de 16 a 28 de agosto. A um mês da partida para os Jogos o encontro contou com a presença de 13 atletas: Ana Fernandes e Jéssica Barreira (Atletismo), Luís Ferreira (Canoagem), Ana Lopes (Ciclismo), Pedro Ferreira e Sara Raposeiro (Ginástica), Anri Egutidze e Maria Siderot (Judo), André Farinha (Natação), Daniel Lopes e Maria Teixeira (Pentatlo Moderno), Mafalda Pires de Lima e Rodolfo Pires (Vela). Ausentes, por se encontrarem em competições, estiveram: Ana Silvestre, Bruno Machado e Tiago Antunes (Ciclismo), Florbela Machado, Rafael Gil e Tamila Holub (Natação), Diogo Chen (Ténis de Mesa) e Miguel Cassiano (Triatlo).

O encontro arrancou com a intervenção do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, que desejou boa sorte aos atletas e lhes pediu que aproveitem ao máximo esta experiência única que os enriquecerá como atletas e pessoas. Palavras semelhantes teve também o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, que enalteceu o trabalho desenvolvido pelos jovens para conseguirem qualificar-se.

O Chefe de Missão a Nanjing 2014, José Garcia, apresentou todos os pormenores da operação que tem partida marcada para a cidade chinesa no dia 11 de agosto

Mas houve vários momentos de interesse para os jovens atletas. Uma apresentação sobre o Olimpismo e antigas edições dos Jogos, pelo ex-Presidente do COP, Vasco Lynce, um momento de humor pelo comediante António Raminhos, uma mesa redonda moderada pelo Diretor do Jornal Record, João Querido Manha, com a participação do Campeão Olímpico Carlos Lopes e de dois medalhados da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude que se realizaram em Singapura 2010, Mário Silva (Taekwondo) e Miguel Fernandes (Triatlo), e ainda uma ação de team building pelo Professor Jorge Araújo, treinador profissional de basquetebol durante 38 anos, selecionador nacional e várias vezes campeão nacional.

Houve ainda tempo para as intervenções mais técnicas do foro interno da Missão, como são os casos da apresentação da Jovem Embaixadora, Mariana Catarino, e da apresentação sobre o apoio médico a competições desportivas pela Chefe de Missão Médica, Dra. Maria João Cascais, para além de uma apresentação do Consultor Cultural da Embaixada da China em Lisboa, que falou aos atletas sobre a cidade de Nanjing, a sua cultura e a sua história.

Artigos Relacionados

De vento em popa
19.08.2014
Maria Siderot
5.08.2014
Anri Egutidze
4.08.2014

Patrocinadores/Parceiros Nacionais