PELO RESPEITO
PROGRAMA DE INTEGRIDADE
A integridade do desporto é um princípio essencial para a salvaguarda dos seus valores que urge proteger face às ameaças que hoje enfrenta, posicionando o universo desportivo a salvo dos inúmeros fatores de risco que comprometem a integridade física e moral dos agentes e organizações desportivas.
Perante o avolumar de casos de violações à Integridade Desportiva, dos mais conhecidos como de dopagem, violência, discriminação e corrupção, aos mais emergentes como de manipulação de competições, assédio e abuso no desporto, nas mais diversas modalidades e níveis de competição, o Comité Olímpico de Portugal delineou uma estratégia global de atuação, na qual se integra um Programa de capacitação e acompanhamento nos domínios da prevenção, sensibilização, formação e acompanhamento.
O Programa “Pelo Respeito” do COP administra, gratuitamente e a todos os interessados, sessões de formação práticas e customizadas às necessidades de cada um, com instrumentos concretos sobre a prevenção, a deteção e a denuncia de violações à integridade desportiva.
Com o propósito de complementar as ações de sensibilização, formação e capacitação que no terreno, foi redigido o Guia de Integridade Desportiva, um documento que tem como primordial objetivo apoiar aqueles que servem o desporto português, no domínio individual ou organizacional, dos níveis mais elementares até ao alto rendimento, a protegerem a si e às suas competições, deste que é considerado o maior desafio contemporâneo à integridade do desporto.
Os conteúdos do Guia de Integridade Desportiva, que compila um manual de recursos, instrumentos pedagógicos, informações práticas, recomendações e princípios orientadores, devem ser lidos, compreendidos e implementados em conformidade por todos os membros do COP, funcionários, dirigentes, clubes e agentes desportivos neles filiados, pois é tempo de agir e agir rápido.
Para mais informações, contacte-nos através do correio eletrónico integridade@comiteolimpicoportugal.pt.
O que é a manipulação de
competições desportivas?
A «Manipulação de competições desportivas» é um acordo, ato ou omissão intencional, que vise uma alteração irregular do resultado ou do desenrolar de uma competição desportiva, a fim de eliminar, no todo ou em parte, a natureza imprevisível da referida competição desportiva, com vista à obtenção de vantagens indevidas para si ou para outrem.
Atinge um amplo universo de:
Modalidades Desportivas
Níveis de competição
Escalões etários
Agentes desportivos
As organizações desportivas estão obrigadas a dispor de normas disciplinares que sancionem violações de integridade, de acordo com documentos de referência, onde se detalham claramente um conjunto de requisitos mínimos:
Infrações
Sanções
Procedimentos disciplinares
Harmonização de definições e conceitos
Como pode arruinar
uma carreira desportiva?
As fragilidades dos atores e das organizações desportivas são um foco de interesse das redes criminosas.
Fatores de risco:
Carências financeiras
Vícios (droga, álcool e jogo)
Maus resultados desportivos/falta de reconhecimento
Pressão de familiares, amigos, patrocinadores...
Exposição descontrolada nas redes sociais
Ganância e ambição desmedida
Vontade de desafiar o "sistema"
Ingenuidade e falta de informação
Código do silêncio
Medo de denunciar
Como se proteger? – “Os 3 R’s”
Reconhecer
– Estar prevenido: saber o que é a manipulação de competições.
– Reconhecer as situações de aliciamento.
– Perceber como operam os criminosos.
Resistir
– Ter consciência das consquências para si próprio, para o seu clube, para a sua modalidade.
– Ter coragem para dizer: NÃO!
Reportar
– Denunciar!
– Procurar aconselhar-se junto do seu treinador, da estrutura do clube, da FEDERAÇÃO, do COP, das autoridades…
Código de conduta
Nunca apostar na própria modalidade e em competições multidesportivas, como os Jogos Olímpicos, caso nelas participe!
Nunca manipular uma competição e dar sempre o seu melhor!
Nunca partilhar informações reservadas, privilegiadas ou confidenciais sobre si próprio, a sua modalidade ou sobre adversários e colegas!
Denunciar sempre!
Conheça a campanha de prevenção para a manipulação de competições do Comité Olímpico Internacional e aceda a todos os conteúdos pedagógicos aqui
O Comité Olímpico de Portugal está comprometido em salvaguardar a integridade das competições, protegendo os seus agentes e organizações desportivas.
Esta linha pode ser usada para reportar casos de:
- Manipulação de Competições Desportivas (MCD)
- Violação da integridade no desporto (não relacionada com MCD)
- Assédio/Abuso Sexual
- Outras infrações ao Código de Ética do COI ou outros assuntos incluindo conduta financeira incorreta ou demais violações legais, éticas ou regulatórias em áreas de jurisdição do COI
*O anonimato e a confidencialidade são garantidos pelo Comité Olímpico Internacional
Para informações e esclarecimentos, poderá contactar-nos através do endereço de correio eletrónico integridade@comiteolimpicoportugal.pt
-
Programa de Ação do Comité Olímpico de Portugal
-
Convenção do Conselho da Europa sobre Manipulação de Competições Desportivas
-
Capítulo II – artigo 6º, alínea i
Como se proteger? Os 3Rs
Testemunho do atleta João Sousa
Ameaça à Integridade do Desporto
Programa do COP
Embaixadora Telma Monteiro
POINTS
O projeto “Single Points of Contact” (POINTS), financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa ERASMUS + Desporto, coordenado pelo EOC EU Office e implementado por um conjunto de organizações desportivas, apresenta como principal objetivo a formação de pontos focais em integridade nas federações desportivas e Comités Olímpicos Nacionais.
Procurando trabalhar amplamente as áreas de integridade desportiva e boa governação, este projeto conta com o apoio do Comité Olímpico Internacional (COI) e da INTERPOL, e compreende uma abordagem holística de questões relacionadas com a corrupção no desporto, a integridade pessoal e em competições desportivas, incluindo a prevenção da manipulação de competições e a boa governação nas organizações desportivas.
Pretende-se também, através deste projeto, dotar os parceiros de mecanismos para, com efeito, desenvolver e ajustar ferramentas orientadoras, consolidando o desígnio do conceito de PUC para outros domínios de integridade.
Mais informações sobre o projeto e os seus recursos, podem ser encontradas aqui
A rede de Parceiros pode ser consultada aqui
T-PREG
O projeto “Training on Protected Reporting System for Professional and Grassroots Sport” (T-PREG), financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa ERASMUS + Desporto, coordenado pelo Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), foca-se no combate à manipulação de competições desportivas , com o objetivo de avaliar os sistemas de denuncia existentes na Europa, identificar boas práticas e consequentemente realizar ações de formação com vista a criação de modelos adequados de proteção de denunciantes.
Neste propósito, procura-se apoiar o desenvolvimento de uma cultura de denuncia de práticas ilegais no desporto, através mecanismos protegidos de reporte desde o desporto de base ao alto rendimento. Por outro lado, a comprovada eficácia que resulta de uma adequada conceção e implementação destes instrumentos justifica também a necessidade de investimento a realizar neste domínio.
Mais informações sobre o projeto e os seus recursos, podem ser encontradas aqui
A rede de Parceiros pode ser consultada aqui