O Comité Olímpico de Portugal (COP) é uma das entidades parceiras do Fórum “ALL IN rumo à Igualdade de Género no Desporto” que decorre de forma virtual nos dias 11 e 12 de dezembro.

Inserido nas comemorações dos 75 anos da Organização das Nações Unidas e no âmbito do projeto conjunto da União Europeia e do Conselho da Europa, ALL IN, o COP, o Comité Paralímpico de Portugal (CPP), a Confederação do Desporto de Portugal e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género associam-se ao Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) para a realização deste fórum on-line.

A iniciativa pretende ser um momento de partilha de conhecimento sobre as desigualdades de género que continuam a persistir no mundo do desporto, a nível nacional e europeu: da prática desportiva à atividade de treinador/a, mas, também, de conhecimento das abordagens estratégicas recomendadas, como o mainstreaming de género; de envolvimento e empenhamento de todos e todas na definição de um plano de ação a nível nacional (2021-2024) para diminuir barreiras, obstáculos e aumentar a participação das mulheres no desporto.

Um dos convidados do evento é o Diretor Geral do COP, João Paulo Almeida, que estará presente no primeiro painel de discusssão, juntamente com elementos do IPDJ, CPP e Faculdade de Desporto da Universidade do Porto para debater os factos, os números e a visão sobre as desigualdades de género a nível europeu e nacional na prática desportiva, na atividade de treinador e nas funções de liderança.

Também Elisabete Jacinto, Presidente da Comissão Mulheres e Desporto do COP está presente numa mesa de debate do segundo dia, que irá discutir as medidas a implementar para aumentar o número de mulheres em posições de liderança.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui. O programa completo também está disponível online (dia 1dia 2). Mais informações aqui.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais