A Seleção Nacional venceu a Espanha no último jogo da Main Round no Campeonato da Europa de Andebol (35-27) e beneficiou dos restantes resultados do grupo para garantir a presença no encontro de decisão do 5.º/6.º lugar.
Na história do jogo desta tarde em Herning, na Dinamarca, Portugal foi sempre dominador, principalmente na defesa, o que permitiu controlar a progressão do marcador. Na primeira parte os portugueses chegaram a ter seis golos de avanço (16-10) mas o intervalo chegou com vantagem de 16-12. A Espanha ainda tentou ameaçar no segundo tempo, mas Portugal geriu a superioridade para terminar a partida com mais oito golos. Martim Costa foi eleito o homem do jogo e o seu irmão Francisco Costa o melhor marcador, com sete golos.
Para conseguir o apuramento para o jogo de atribuição do 5.º e 6.º lugares, os Heróis do Mar viram a Alemanha vencer a França, por 38-34, e depois a Noruega a cair perante a Dinamarca, por 38-24, terminando no 3.º lugar do grupo.
Na próxima sexta-feira, Portugal terá a oportunidade de terminar com a melhor classificação de sempre no Campeonato da Europa de Andebol, superando o 6.º lugar de 2020. Ao mesmo tempo, garantiu a qualificação direta para o Campeonato do Mundo de 2027, reservado para os seis primeiros classificados da competição.
(Notícia atualizada)
(Foto: EPA/Lusa)