21 Jul 2025
Natação e Atletismo em destaque na jornada dos Jogos Mundiais Universitários

Mais um dia nos Jogos Mundiais Universitários, na Alemanha, com a presença de atletas da Equipa Portugal na Natação e no Atletismo.

Em Berlim, a Natação ficou marcada pela presença em duas finais e noutras tantas meias-finais. A estafeta mista composta por Diogo Lebre, Gustavo Ribeiro, Anna Fomina e Francisca Martins terminou no 7.º lugar os 4x100 metros livres, com o tempo de 3:31.22, o que corresponde a um novo recorde nacional absoluto, depois de nas eliminatórias da manhã terem conseguido o mesmo feito. Venceu o quarteto americano (3:24.27).

Mariana Cunha foi 8.ª na final dos 100 metros mariposa, com o tempo de 59.65 segundos, numa prova que foi ganha pela americana Leah Shackley com a marca de 58.16.

Francisca Martins garantiu a presença em mais uma final, desta vez nos 200 metros livres. A portuguesa completou a meia-final da tarde em 1:58.49, o 2.º melhor tempo entre as 16 semi finalistas, depois de ter sido a 6.ª nas eliminatórias da manhã - 2:00.67. A final está agendada para a tarde de terça-feira. Anna Fomina que também competiu nesta distância terminou a participação com o 15.º lugar (2:01.71) obtido na meia-final. Rafaela Azevedo também ficou fora da final, mas nos 50 metros costas, após ter terminado a meia-final da distância na 10.ª posição (28.81 segundos).

O Atletismo teve o seu dia de estreia nesta edição da prova, com as competições a decorrerem no Estádio Lohrheidestadion, em Bochum. Duarte Fernandes abriu a participação portuguesa, apurando-se para a meia-final (amanhã) dos 400 metros barreiras, após ter terminado a qualificação com o quarto melhor tempo – 50.38 segundos – o que lhe valeu uma nova melhor marca pessoal.

Também Beatriz Andrade segue para a meia-final mas no caso dos 100 metros. A portuguesa correu a primeira eliminatória terminando na 2.ª posição com o tempo de 11.69 segundos, correspondente ao 8.º melhor tempo entre as 48 atletas que terminaram.

Para a final do salto em comprimento avançou Agate Sousa. A olímpica portuguesa fez a segunda melhor marca da qualificação, 6,52 metros, e garante um bilhete para a fase decisiva. Quem esteve na final direta dos 10 000 metros foi Mariana Machado que terminou na 6.ª posição (32:27.06), prova em que Klara Lukan, da Eslovénia, venceu com o tempo de 31:25.84, um novo recorde da competição.

(foto: FADU)


Mais Notícias