É de ouro a 10.ª medalha da Equipa Portugal, nos Jogos Mundiais! Catarina Dias venceu esta quinta-feira a final da competição K1 70 kg, de Kickboxing, em Chengdu, derrotando aos pontos (2-1) a israelita Polina Grossman, n.º 1 mundial e atual campeã da Europa.
Os juízes norte-americano e búlgaro deram a vitória a Catarina Dias, com a pontuação de 10-7 e 12-6, respetivamente. Já o juiz sul-coreano valorizou mais os movimentos de Polina Grossman (7-5).
Após a vitória na meia-final, que lhe permitiu chegar à final, Catarina Dias prometera luta intensa pela final. “O que eu prometi cumpri", disse, muito emocionada, após a cerimónia de pódio. "Agradeço a todos os que me apoiam e lutam comigo neste sonho. Finalmente, sou campeã do Mundo. Consegui concretizar este sonho… até me estou a arrepiar, porque é uma coisa que se vai absorvendo, não é uma coisa instantânea. É um sentimento muito profundo.”
Ganhar a medalha de ouro nos Jogos Mundiais permitiu a Catarina Dias concretizar mais um sonho no seu trajeto desportivo, ouvir o Hino Nacional. “Desde criança que vou seguindo os Jogos, os Jogos Olímpicos, os nossos atletas, e é tão emocionante ouvir o nosso hino. É uma coisa que bate mesmo cá no fundo. Quem já passou por isto sabe daquilo que estou a falar. O sonho tornou-se realidade, não tenho palavras para descrever esta emoção”, concluiu.
Esta foi a 3.ª medalha de ouro conquistada pela Equipa Portugal na China. A três dias do fim dos Jogos Mundiais, está assim a distribuição de pódios da Equipa Portugal: ouro - Gabriel Albuquerque/Lucas Santos (Ginástica de trampolins, trampolim sincronizado), Diana Gago (Ginástica de trampolins, duplo mini-trampolim) e Catarina Dias (Kickboxing, K1 70 kg); prata - Lara Fernandes/Guilherme Henriques (Ginástica acrobática, par misto), Pedro Ramalho (Ju-Jitsu, ne-waza 85 kg) e Seleção masculina de Andebol de praia; bronze - José Ramalho (Canoagem de maratona, K1 prova curta e K1 prova longa), Miguel Lopes/Gonçalo Parreira (Ginástica acrobática, par masculino) e Beatriz Carneiro/Inês Faria (Ginástica acrobática, par feminino).
Portugal ocupa, neste momento, a 22.ª posição do medalheiro entre 77 países com medalhas conquistadas.
O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Fernando Gomes, destaca o resultado global da Equipa Portugal, o melhor de sempre. “A nossa participação nos Jogos Mundiais de Chengdu enche de orgulho o País, em particular todo o desporto português. Duplicar o número de medalhas alguma vez conquistadas por Portugal nesta competição é o reconhecimento do trabalho e empenho dos nossos atletas, treinadores, federações e todos os que para este feito contribuíram”, disse.
Fernando Gomes sublinhou igualmente a influência decisiva que tem a vontade dos atletas, muitas vezes a prepararem-se em condições difíceis. “Estes são os momentos em que resultados e persistência se encontram. Como temos defendido sempre, e ainda ontem a Catarina Dias provou, talento, trabalho e coragem não têm morada postal: a Catarina nasceu em Montalegre e treina em Mirandela, percorrendo quase 600 km por semana só para treinar. Mas chegou ao topo do pódio e venceu o ouro. Esta é mais uma prova viva de que as nossas terras, por pequenas que sejam, geram campeões quando lhes damos as condições certas. E seja qual for a idade, como mostrou também José Ramalho, ao conquistar duas medalhas, aos 42 anos.”
O presidente do COP agradece o papel dos atletas da Equipa Portugal e reafirma o propósito de os apoiar. “Muito obrigado a todos os atletas que participaram, por mostrarem que Portugal tem muitos campeões por descobrir e apoiar. É para isso que, no COP, vamos continuar a trabalhar”, concluiu.
A transmissão em direto está disponível na plataforma The World Games Live .
Foi assim esta quinta-feira para a Equipa Portugal:
DUATLO
01h00 – Hugo Figueiredo entra em ação na prova de Duatlo – correr, pedalar, correr!
02h20 - 8.º lugar para Hugo Figueiredo no Duatlo (1:15:47). Venceu o francês Thibaut de Smet (1:15:05) seguido dos belgas Thomas Cremmers e Fabian Holbach. O português mostrou-se satisfeito com a sua prestação: “Pelo que fiz na prova estou muito orgulhoso. Nestas competições conta muito a experiência e foi a minha primeira vez aqui e começar já com um 8.º lugar deixa-me muito contente. Foi uma experiência e uma prova que nunca vou esquecer, aprendi muito e acima de tudo representar o país numa competição destas é sempre um motivo de orgulho”. Terminaram 32 dos 33 atletas participantes.
PATINAGEM DE VELOCIDADE
01h45 – António Freitas abre a participação portuguesa na prova de pista com a qualificação no dual time trial de 200 metros. O português terminou na 15.ª posição com o tempo de 18.414. A qualificação dos doze primeiros para a final fechou em 18.046
04h55 – António Freitas conclui a sua participação no dia de hoje com a prova sprint 500m +D e o 11.º lugar (42.642 segundos) obtido nas qualificações - os oito primeiros seguiram para a meia-final da tarde
09h55 – Final da prova por pontos 5 000 metros, com a presença de Miguel Bravo
10h30 - Miguel Bravo classifica-se no 8.º lugar final, entre 15 participantes, na corrida de 5000m por pontos. O paraguaio Julio Ortiz ganhou o ouro, a prata foi para Tsu-Cheng Chao, da China-Taipé, e o bronze para o suíço Livio Wenger
KICKBOXING
13h30 – FINAL para Catarina Dias na prova de K1 70kg frente à israelita Polina Grossman. Está em discussão a 10.ª medalha da Equipa Portugal – será ouro ou prata?
13h42 - Catarina Dias conquista a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Chengdu 2025, vencendo aos pontos (2-1) a israelita Polina Grossman, n.º 1 mundial
(horas de Portugal. Foto: Comité Olímpico de Portugal / Francisco Paraíso)