A Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou hoje, durante a 146.ª Sessão do COI em Lausanne, que pela primeira vez os atletas que competem em Jogos Olímpicos são elegíveis para um fundo de apoio monetário.
A iniciativa "Fit for the Future Olympian Grant" vai abranger os Atletas Olímpicos que entraram em competição a partir dos Jogos Olímpicos de inverno Milão Cortina 2026 e cada atleta será elegível para receber 10 000 dólares, um valor destinado à continuação ou transição de carreira. Pau Gasol, Presidente da Comissão de Atletas do COI explicou como surgiu o projeto: "Este fundo estará disponível para todos os Olímpicos. Porque, apesar do caminho ser diferente, todos os Olímpicos fizeram sacrifícios até chegar ao palco Olímpico. São anos de dedicação, de trabalho árduo, de acreditar num sonho. Este não é um prémio monetário. Este é o reconhecimento da jornada e do empenho necessários para se tornarem Olímpicos. E é também sobre reconhecer que todos os Olímpicos são parte da nossas comunidade, honrando aqueles que vieram antes de nós, trilhando o caminho para que atuais e futuras gerações possam beneficiar".
O COI estima apoiar cerca de 14 mil atletas em cada edição dos Jogos Olímpicos e os apoios serão entregues através dos Comités Olímpicos Nacionais. Esta é uma das ações que surge da estratégia "Fit for the Future" que procura encontrar soluções inovadores e complementares para o apoio aos atletas durante a sua carreira desportiva e na fase de transição. Também a presidente do COI, Kirsty Coventry, se mostrou satisfeita pela execução deste fundo: "Este era um tópico das conversas há anos e estou extremamente orgulhosa que seja possível fazê-lo".
Em resumo, são elegíveis os Atletas Olímpicos que tenham participado nos Jogos Olímpicos (à exceção dos Jogos Olímpicos da Juventude) com uma acreditação Aa, a partir de Milão Cortina 2026. Cumulativamente não podem ter cometido nenhuma violação das Regras Antidoping, do Código de Ética do COI, das Condições de Participação ou da Carta Olímpica. O COI inicia agora os trabalhos para aaplicação e distribuição do fundo, estando prevista a abertura de candidaturas - referentes a Milão Cortina 2026 - no final deste ano, e os primeiros pagamentos agendados para 2027.