A Equipa Portugal está oficialmente em Itália para os Jogos do Mediterrâneo Taranto 2026!
Depois da viagem a partir de Lisboa que transportou um grande número de atletas e oficiais que compõem a comitiva, nomeadamente das modalidades de Andebol, Badminton, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Futebol, Lutas Amadoras, Natação, Padel, Petanca, Taekwondo, Tiro com Armas de Caça e Voleibol foi altura da Cerimónia de Boas-Vindas na Aldeia do Mediterrâneo.
Ao final da tarde, a Mayor da Aldeia do Mediterrâneo, Alessia Maurelli, Atleta Olímpica e medalhada na Ginástica, deu as boas-vindas à Equipa Portugal numa cerimónia simples mas cheia de significado e que representa a chegada oficial de Portugal. Em frente aos navios de cruzeiro Aroya e Romantike, que albergam a Aldeia do Mediterrâneo, foi entoado o hino nacional e içada a Bandeira de Portugal.
A acompanhar este momento esteve a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, o Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Fernando Gomes, a Secretária-Geral do COP, Diana Gomes, o Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), Emanuel Silva, e o Chefe de Missão da Equipa Portugal, João Rodrigues, acompanhado de um vasto leque de elementos da Missão.
Declarações da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes: “Fiz naturalmente questão de estar presente, numa edição particularmente relevante porque no final vamos passar o testemunho para que no próximo ano em Lagoa e Portimão os jogos de praia possam ter ligar no nosso país. É importante para valorizar o talento dos nossos atletas mas também para mostrar que Portugal tem ganho ao longo dos anos reputação para receber este tipo de eventos desportivos internacionais”.
Declarações do Presidente do COP, Fernando Gomes: “É um momento de simbolismo da nossa presença e é sempre um momento marcante da afirmação da Portugalidade e do nosso país. [Queremos] aproveitar estes jogos como preparação para os Jogos Olímpicos e é mais um momento da sua afirmação e de poderem aumentar a sua competitividade desportiva”.
Declarações do Presidente da CAO, Emanuel Silva: “O acompanhamento dos atletas faz-se durante todo o ciclo de competições por isso faz muito sentido os atletas sintam que a Comissão de Atletas está presente, está sempre com eles. Os Jogos do Mediterrâneo já começam a ter uma expressão significativa, é um bocadinho do que os atletas podem esperar nos Jogos Olímpicos. Pode ser uma rampa de lançamento e uma motivação extra para estes jovens que sonham com os Jogos Olímpicos”.