Foi hoje reunida a 49.ª Assembleia Geral dos Comité Olímpicos Europeus (COE), pela primeira vez em versão on-line, como resultado das restrições impostas pela pandemia de COVID-19, e a partir da sede do COE em Itália.

Para além do minuto de silêncio em homenagem a Janez Kocijančič, Presidente dos COE que faleceu em junho deste ano, a Assembleia debateu várias questões importantes para o futuro do Movimento Olímpico na Europa.

Thomas Bach, Presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) endereçou algumas palavras à Assembleia Europeia em que apelou à resiliência do movimento desportivo: “Tomámos várias diligências políticas para destacar o importante papel do desporto nesta crise, o importante papel do desporto na saúde mental e física”.

O modelo desportivo europeu foi um dos temas em debate com destaque para três pontos: a necessidade de levar os Governos europeus a agir; o desejo de ter um modelo unificado que leve ao envolvimento dos Comités Olímpicos de toda a Europa; e o apelo para que o COI continue a defender os interesses do movimento desportivo. Também o desejo de alinhar a Comissão Executiva dos COE com a Agenda 2020 do COI, no que diz respeito à igualdade de género, esteve em cima da mesa.

Em destaque estiveram também os 3.º Jogos Europeus, previstos para a Polónia em 2023. Hasan Arat, presidente da Comissão de Coordenação fez um ponto de situação do evento, que neste momento está a definir desportos, locais e contactos com autoridades. “Estamos muito impressionados com a paixão e empenho dos nossos colegas polacos”, disse Arat. “A Polónia tem boas infra-estruturas desportivas e os pequenos melhoramentos que são precisos vão beneficiar a população e as próximas gerações. Estes Jogos Europeus vão ser sustentáveis e auto-suficientes”.

Os 50 membros europeus presentes aprovaram o orçamento dos COE para 2021 e foram novamente informados que o valor disponível para projeto dos Comités Nacionais com apoio da Solidariedade Olímpica foi aumentado para o período 2021-2024.

Borjomi e Bakuriani (Georgia) foi anunciados como os anfitriões para a edição de Inverno dos Festival Olímpico da Juventude Europeia em 2025, enquanto que Brno (República Checa) foi confirmada para a edição de verão do mesmo ano.

A próxima Assembleia Geral, prevista para a Grécia, deve acontecer a 16 abril de 2021. Nela será eleita a Comissão Executiva dos COE, sendo que Nygaard, presidente interino em funções, e Spyros Capralos anunciaram a intenção de serem candidatos.

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais