Ticha Penicheiro recebeu hoje uma menção honrosa do Comité Olímpico Internacional (COI) pelos relevantes serviços prestados ao desporto na promoção da participação das jovens e das mulheres e no âmbito da candidatura apresentada pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) ao prémio “Mulheres e o Desporto COI 2015″.

O prémio foi entregue pela Vice-Presidente do COP e campeã olímpica, Rosa Mota, numa cerimónia organizada por esta instituição com o Ginásio Clube Figueirense, que decorreu na Sala-Museu Pedro Augusto Ferreira do Ginásio Clube Figueirense.

No seu discurso, José Manuel Constantino ressalvou não só a carreira da ex-basquetebolista assim como o seu importante papel na promoção do papel das mulheres no desporto. O Presidente do COP deu ainda relevo à história do clube onde Ticha Penicheiro se formou, o Ginásio Clube Figueirense, com mais de 100 anos de existência e que é um exemplo na promoção das mulheres no desporto como atesta o facto da sua direção ser composta por uma maioria de elementos do sexo feminino.

Recorde-se que esta menção honrosa foi atribuída no âmbito do prémio anual do COI que visa promover o papel cada vez maior das mulheres no desporto mundial. Com este prémio o COI pretende reconhecer feitos relevantes e contribuições para o desenvolvimento, encorajamento e reforço da participação das mulheres a todos os níveis do desporto. O prémio pode ser atribuído a ex-atletas, gestoras, treinadoras, jornalistas ou patrocinadores, em termos individuais, ou a instituições.

O COP propôs Ticha Penicheiro para este prémio, que é atribuído por Continente. O prémio para o continente europeu foi atribuído à jogadora de pólo aquático grega Stavroula Kozompoli, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Atenas 2004. Apesar de não ter sido escolhida, a ex-basquetebolista portuguesa foi reconhecida pelo COI, tendo por isso recebido uma menção honrosa na edição deste ano do prémio “Mulheres e o Desporto COI 2015″ que lhe foi hoje então entregue.

De recordar que Ticha Penicheiro foi a primeira portuguesa a jogar na WNBA e esteve envolvida em vários projetos que promoveram o papel da Mulher no mundo do Desporto, em áreas como a igualdade no desporto, luta contra o racismo e xenofobia, tanto em Portugal como em África. Adicionalmente, esteve envolvida em várias iniciativas da WNBA, junto de jovens, para promover a prática desportiva. Ainda neste âmbito, foi embaixadora da Liga Norte-Americana de Basquetebol para Angola, Moçambique e África do Sul onde participou em ações humanitárias. Por fim, nota para estar ligada aos Special Olympics que promovem o desporto junto de pessoas com necessidades especiais.

No seu currículo contam-se vários galardões como a Medalha Olímpica “Nobre Guedes” do COP em 1998, a Ordem do Infante D.Henrique em 1999, Medalha de Mérito Desportivo atribuído pelo Governo Português em 2005, entre outros.

 

CRÉDITOS FOTO: Ginásio Clube Figueirense

Patrocinadores/Parceiros Nacionais