A portuguesa Ticha Penicheiro, que terminou a carreira em 2012, foi ontem eleita uma das 20 melhores e mais influentes jogadoras dos primeiros 20 anos da Liga norte-americana feminina de basquetebol (WNBA).

A portuguesa, que jogou nas Sacramento Monarchs (1998-2009), nas Los Angeles Sparks (2010-11) e nas Chicago Sky (2012), ainda é a jogadora com mais assistências na história da competição, com 2.599 passes decisivos.

Campeã em 2005, Ticha Penicheiro é também a segunda basquetebolista com mais roubos de bola, com 764, além de ter sido escolhida quatro vezes para o Jogo das Estrelas da WNBA e duas vezes para a equipa do ano, e ter terminado sete temporadas como jogadora com mais assistências.

“Dizer que me sinto honrada e abençoada é pouco. Fazer parte deste fantástico grupo de mulheres — uma rapariga de Portugal, que cresceu nesta pequena cidade onde o basquetebol feminino quase não existia… — WOW! Os sonhos concretizam-se! Obrigado ao homem lá de cima pelos talentos com que ele me abençoou, à minha família, amigos, treinadores, fãs, comunicação social… e claro à WNBA por me dar esta oportunidade”, escreveu a antiga basquetebolista, na sua página na rede social Facebook.

Na lista divulgada pela WNBA, Ticha Penicheiro é uma das 11 jogadoras já retiradas da competição.

De recordar que Ticha Penicheiro recebeu no final de 2015 uma menção honrosa do Comité Olímpico Internacional (COI) pelos relevantes serviços prestados ao desporto na promoção da participação das jovens e das mulheres e no âmbito da candidatura apresentada pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) ao prémio “Mulheres e o Desporto COI 2015″.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais