A Missão Olímpica Londres 2012 decidiu antecipar o anúncio da Porta-Estandarte nacional na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a decorrer no Estádio Olímpico no dia 27 de Julho, na capital britânica. A judoca Telma Monteiro foi a escolhida pela Missão Olímpica para ser a Porta-Estandarte da Bandeira de Portugal na cerimónia.

A antecipação deste anúncio, inicialmente previsto para o dia 26 de Julho, em Londres, deveu-se ao facto de a Missão Olímpica entender que não deve criar junto dos atletas qualquer desgaste adicional no que se refere a esta nomeação, face às naturais expectativas de vários elementos.

Contudo, devemos realçar que esta é uma decisão há muito ponderada e cuidadosamente analisada pelos responsáveis da Missão Olímpica de Portugal a Londres 2012.

A escolha procurou obedecer ao mesmo critério que tem sido aplicado nas últimas edições dos Jogos Olímpicos, premiando, sobretudo, o currículo desportivo dos atletas. O actual segundo lugar do Ranking Mundial e título de Campeã da Europa que ostenta foram extremamente importantes nesta escolha, bem como o facto de ser uma cidadã exemplar e responsável, vista, muito justamente, como uma referência para milhões de portugueses.

Realçamos, no entanto, que se tratou de uma escolha difícil, pois, felizmente, há vários atletas com grande currículo desportivo e conduta social de referência que mereceriam de igual forma este reconhecimento, inerente à atribuição desta honrosa tarefa.

Mais do que nunca, a Missão a Londres2012 está unida e determinada a honrar Portugal!

Patrocinadores/Parceiros Nacionais