Representantes dos Comités Olímpicos de todo o mundo reuniram-se em Nanjing, China, esta semana para o Seminário de Chefes de Missão dos segundos Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ), que irão decorrer entre 16 e 28 de agosto. Estiveram presentes 197 Chefes de Missão, de um total de 204 Comités Olímpicos Nacionais que irão marcar presença em Nanjing, para além de 104 Jovens Embaixadores e a Comissão Coordenadora do COI, que fez a sua visita final.

O Chefe da Missão Portuguesa, José Garcia, foi um dos presentes no Seminário. O balanço desta primeira visita foi muito positivo. “É inegável a vitalidade da economia Chinesa expressa nos meios disponibilizados para a organização deste Seminário de Chefes de Missão e a preparação dos 2.°s Jogos Olímpicos da Juventude. São muitos os recursos humanos envolvidos e muito jovens. Destaque também para a qualidade e o arrojo arquitetónico dos equipamentos desportivos disponíveis, encontrando-se todos eles, a julgar pelos que nos foi possível visitar, ou ver em maquetas, vídeos e imagens, concluídos ou em fase de acabamento. Alguns deles, com várias dezenas de anos de existência revelam uma modernidade e um estado de conservação digna de registo. Relativamente à Aldeia Olímpica, é constituída por edifícios todos eles novos e em fase de acabamento que reúnem excelentes condições. Como tal, estou certo que face aos meios disponíveis e ao empenho demonstrado, estes serão uns Jogos de enorme sucesso.”

O membro do COI, Presidente da Comissão Coordenadora e antigo campeão olímpico de natação, Alexander Popov, também manifestou o seu contentamento após a derradeira visita a Nanjing antes dos Jogos. “Há um verdadeiro entusiasmo aqui em Nanjing agora que estão perto os Jogos Olímpicos da Juventude. A equipa aqui é muito apaixonada por criar a melhor experiência, não só para os atletas, mas também para os jovens de toda a China e exterior. O comité organizador local e do Comité Olímpico Chinês fizeram um excelente trabalho e devemos felicitá-los pelo seu progresso até agora.”

Quando faltam cerca de 130 dias para a cerimónia de abertura, o Comité Organizador de Nanjing (NYOGOC) deu aos Comités Olímpicos Nacionais e ao Comité Olímpico Internacional uma visão geral impressionante dos seus preparativos finais e instalações desportivas de classe mundial, as quais estão em fase de conclusão. Em linha com a visão do COI para os Jogos Olímpicos da Juventude de usar espaços já existentes, muitas das instalações desportivas de Nanjing já estão em utilização e foram testadas durante os Jogos da Juventude da Ásia, que decorreram no último verão. A recém-construída Aldeia Olímpica fornecerá instalações de excelência a todos os atletas e oficiais, transformando-se depois dos Jogos em habitações acessíveis.

Nanjing terá também um forte legado social, uma vez que o evento será usado como uma oportunidade de consciencializar os jovens chineses e os jovens de todo o mundo sobre os benefícios do desporto e estilos de vida saudáveis??, a importância da proteção do ambiente e os valores olímpicos. Um programa de iniciação desportiva é outro projeto chave em que mais de 150 escolas e estudantes universitários poderão experimentar as modalidades do programa olímpico, inspirando-os a juntar-se aos clubes e associações locais. Além disso, a “Aldeia da Cultura Mundial” na Aldeia Olímpica será aberta a crianças locais.

A promoção dos Jogos Olímpicos da Juventude vai continuar a construir o entusiasmo sobre os Jogos durante os próximos meses, com o foco principal na venda de bilhetes, a partir de abril, seguido pelo acender da chama olímpica, no espaço de 30 dias em Atenas, que será transmitida em direto. Várias iniciativas sociais e aplicações digitais serão lançadas para envolver os jovens de todo o mundo e mais de 40 embaixadores e Atletas Modelo ajudarão a promover o evento.

Em Nanjing 2014 várias modalidades e novos formatos irão ser vistos nos Jogos Olímpicos da Juventude, é o caso do râguebi e do golfe, que farão a sua estreia, antecipando a sua entrada no programa dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Jovens Embaixadores visitaram Nanjing

Em Nanjing marcaram também presença 104 Jovens Embaixadores, entre os quais esteve a portuguesa Mariana Catarino, embaixadora que acompanhará a missão portuguesa aos Jogos Olímpicos da Juventude. No final do Seminário, Mariana Catarino fez um resumo do que foi a semana dos jovens embaixadores.

“Esta semana foi YOG-tastic! 104 Jovens Embaixadores de todo o mundo, repletos de vontade de contribuir para levar os valores olímpicos muito mais longe. Sempre quis conhecer de perto o espírito olímpico e esta é a oportunidade ideal. Foram quatro dias muito intensos, de partilha de conhecimentos, de valorização pessoal, de amizade e de sentir o verdadeiro espírito olímpico. Nanjing é uma cidade paradoxal, mas com muito potencial para receber os YOG, sobretudo devido à dedicação de todos os voluntários chineses. Aguardo com expetativa pelo mês de agosto. Até lá, vou trabalhar localmente e divulgar o espírito olímpico em Portugal e no seio dos atletas.”

Ao longo destes dias em Nanjing os Jovens Embaixadores participaram em diversas atividades. Estiveram presentes diversos workshops, experimentaram a cozinha chinesa, jogos tradicionais e participaram num atelier sobre cultura chinesa.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais