Começou hoje, no Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra, a Semana Olímpica 2014, que tem como madrinha a judoca olímpica Joana Ramos que, juntamente com uma jovem participante, acendeu a pira olímpica, ato que marcou o início oficial do evento. Estiveram também na cerimónia de abertura da Semana Olímpica, Carlos Cidade, Vereador do Desporto da CM Coimbra, José Cardoso, Diretor Regional do Centro do IPDJ, Juliana Sousa, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Andebol e João Neto, Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO).

Para além da madrinha do evento e do Presidente da CAO, os 250 jovens e crianças que hoje estiveram no Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, puderam também estar em contacto com Mariana Lobato, atleta olímpica de Vela, e com Juliana Sousa, uma das melhores jogadoras de nacionais de sempre de Andebol, podendo também experimentar por um dia várias modalidades olímpicas: Andebol, Atletismo, Canoagem, Golfe, Hóquei, Rugby, Ténis, Tiro com Arco e Voleibol.

Para Joana Ramos “este tipo de eventos são extremamente importantes pois permitem aos jovens conhecer e experimentar algumas das modalidades olímpicas (até eu experimentei pela primeira vez algumas), bem como ter uma noção mais aprofundada do que envolve ser um atleta olímpico. Nestas iniciativas os jovens têm também a possibilidade de contatar de perto com pessoas que escolheram o desporto como carreira, que abraçaram uma opção de vida saudável e que representam o país internacionalmente. É importante atletas participaram pois são embaixadores do desporto e dos valores olímpicos (excelência, respeito e amizade) junto da população”.

Amanhã, quinta-feira, a estarão presentes na Semana Olímpica os atletas João Neto (Judo), Mariana Lobato (Vela), Beatriz Gomes, Joana Vasconcelos, Francisca Laia e Maria Cabrita (Canoagem). Estarão também presentes em Coimbra as seguintes modalidades: Andebol, Atletismo, Badminton, Canoagem, Golfe, Judo, Rugby e Ténis.

De referir ainda o espaço de exposição onde os jovens visitantes podem conhecer a história dos Jogos Olímpicos assim como de algumas das principais modalidades nacionais.

Créditos Fotos: Daniela Oliveira

Patrocinadores/Parceiros Nacionais