Decorreu mais uma vez nas instalações do Comité Olímpico de Portugal a apresentação da Semana Olímpica 2011, este ano na sua terceira edição e que terá lugar de 22 a 30 de Outubro, no Centro Desportivo Nacional do Jamor.

A conferência de imprensa contou com a presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Comandante Vicente Moura, do Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha, do Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, Nuno Barreto, e do Presidente da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal, António Gentil Martins, bem como a presença de vários atletas e ex-atletas, entre eles Nuno Delgado, Carla Sacramento, Susana Feitor, Joana Pratas e Joaquim Videira.

Na sua intervenção, Nuno Barreto, Presidente da CAO afirmou: «Queremos dar a conhecer várias modalidades olímpicas, dando a oportunidade aos mais jovens de passar um dia com os atletas e experimentar modalidades como o Judo, a Vela (que terá lugar no porto de Oeiras) ou o Taekwondo, entre tantas outras. Pretende-se que troquem ideias, que criem uma relação mais informal com os atletas. Mas o público em geral também poderá participar neste grande evento, no intitulado Dia Olímpico para todos» acabando assim a sua intervenção com um apelo a todos para que compareçam no sábado, dia 29, nas instalações desportivas do Jamor.

Alexandre Mestre, secretário de Estado do Desporto e Juventude, fez questão de frisar a importância de «dar a conhecer o perfil humano do atleta», garantindo ainda que «a preparação olímpica está contratualizada e será cumprida. Os números do orçamento serão explicados a seu tempo».

Nesta cerimónia assistimos também à passagem de testemunho de Nuno Delgado, Padrinho da Semana Olímpica 2010, para Susana Feitor que será a Madrinha da edição deste ano da Semana Olímpica, tendo a atleta que procura a 6ª presença nos Jogos Olímpicos passado a mensagem de «teimosia e de nunca desistir.»

A Semana Olímpica duplicará este ano o número de participantes, ascendendo nesta edição a 3000 crianças e jovens que experimentarão as 21 modalidades olímpicas presentes, e pretende-se que seja também um hino ao olimpismo. Na segunda-feira, dia 23, pelas 9H30, decorrerá a cerimónia de abertura da Semana Olímpica, uma reprodução das cerimónias de abertura dos JO com direito ao acender da tocha.

Veja aqui a apresentação da Semana Olímpica 2011.

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais