Sara Moreira estreou-se hoje da melhor maneira na prova da Maratona, ao ser terceira classificada na mítica prova em Nova Iorque. A atleta olímpica cumpriu a distância em 2h26m00s, a 53s da vencedora, a queniana Mary Keitany, e a 50s de Jemima Sumgong, também queniana. Nota ainda para a participação de outra olímpica, Dulce Félix, que ficou próxima do top-10, com a marca de 2h35m21s, no 12º lugar.

Apesar de ter estado bastante tempo fora de competição, por ter sido mãe, Sara Moreira fez uma corrida atrevida, chegando mesmo a liderar a prova entre os seis e os 10km e, mais tarde, a seguir à meia-maratona e até aos 25km sensivelmente.

A atleta portuguesa, que acaba de ingressar no Sporting, atrasou-se um pouco por volta dos 32km, mas rapidamente recuperou. Quando as duas primeiras se isolaram na frente, Sara colocou-se na terceira posição, que não mais abandonou, cortando a meta a 53 segundos da vencedora e com 15 segundos de vantagem sobre a letã Yelena Prokopcuka, quarta classificada.

A sua marca foi a segunda melhor de uma estreante portuguesa na distância, apenas superada por Jéssica Augusto, que fez a sua primeira maratona em Londres, em 2011, e gastou 2h24m32s.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais