Num sábado onde Portugal não teve muitos atletas em ação, as medalhas continuaram a fazer parte do dia-a-dia da Missão portuguesa em Goa, graças à prestação do Atletismo nacional. Tiago Costa, Vanessa Rocha e José Nuno Paulo foram terceiros nas suas provas aumentando para 25 o número de medalhas conquistadas por Portugal nesta 3ª edição dos Jogos da Lusofonia.

A conquista das medalhas acabou por ser o facto positivo, dado que a lista de participantes nas provas em questão era muito reduzida. Assim, Tiago Costa, no Salto em Altura, quedou-se pelo terceiro lugar, com 2,06m, atrás dos outros dois atletas em prova, ambos da Índia. Nos 3.000m Obstáculos, José Nuno Paulo terminou em 3º, com o tempo de 9:27.48, batendo Daniel Gregório, que ficou fora do pódio, chegando com mais de 4 minutos de atraso. Os lugares cimeiros foram também ocupados por dois atletas do país organizador.

Vanessa Rocha, no Triplo Salto, conquistou o bronze com 12,15m como marca, superando por 6cm uma saltadora do Sri Lanka, mas ficando a alguma distância das duas saltadoras da casa.

No Voleibol de Praia, hoje foram jogadas as meias-finais masculinas e femininas, com sucesso para as duplas nacionais em prova. Porém, antes do arranque desta fase da competição, houve ainda tempo para o jogo dos quartos-de-final femininos em falta, que opunha as duas duplas nacionais. Juliana Antunes/Ana Freches imposeram-se a Raquel Lacerda/Joana Vasconcelos por 2-0, com um duplo 21-16. Duas horas depois voltaram à quadra de jogo da Praia de Miramar, para lutar pelo acesso à final, contra uma dupla de Moçambique. E mais uma vez foram mais fortes, vencendo por 2-0, com os parciais de 21-15 e 21-14. Amanhã pelas 13h30 de Portugal Continental, Juliana e Ana irão enfrentar uma dupla do Sri Lanka, para tentarem chegar ao mais alto lugar do pódio.

Na vertente masculina, José Pedrosa/Pedro Rosas também carimbaram o passaporte para a final, graças a uma vitória clara contra uma dupla da Índia, por 2-0 (21-13 e 21-11). Tal como na vertente feminina, o embate decisivo colocará a dupla nacional contra uma equipa do Sri Lanka. A partida está marcada para as 14h30 de Portugal Continental.

Amanhã, para além dos jogos decisivos do Voleibol de Praia, Portugal terá o seu contigente do Taekwondo em prova, para lutar pelas medalhas, no único dia de competição desta modalidade. Portugal participa com oito atletas: Ana Coelho (-49kg), Joana Cunha (-57kg), Joana Cardoso (-67kg), Ana Santos (+67kg), Rui Bragança (-58kg), Mário Silva (-68kg), Júlio Alexandre (-80kg) e Eduardo Sousa (+80kg).

 

Consultar aqui a listagem de atletas nacionais participantes

Consultar aqui o calendário dos atletas nacionais

Consultar aqui o calendário geral de provas

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais