Segunda medalha de ouro para Portugal na edição de estreia dos Jogos Europeus que estão a decorrer em Baku, capital do Azerbaijão até ao próximo dia 28. Ao 4º dia de competições, Portugal volta a subir ao mais alto lugar do pódio. Depois de ontem o Ténis de Mesa por Equipas Masculino ter feito ouvir A Portuguesa em Baku, hoje foi a vez de Rui Bragança, no Taekwondo, categoria -58kg, a conquistar o Ouro, numa performance simplesmente perfeita do atleta do Vitória de Guimarães.

O dia foi longo para Rui Bragança, n.º do Ranking Mundial, que começou a combater pouco passava das 7h da manhã em Portugal (11h em Baku) e  terminou na final às 18h30 (22h30 em Baku)! No total foram quatro intensos combates com dois denominadores comuns, a constante vantagem e superioridade de Rui Bragança (apenas por uma vez, na meia-final, esteve em desvantagem) e a vitória final do atleta natural de Creixomil (Guimarães) em todos eles.

Na primeira ronda da prova, Rui Bragança teve pela frente Gorkem Sezer da Turquia, que bateu com enorme facilidade, por contundentes 12-0. Apenas pela hora de almoço (quase cinco horas da tarde em Baku) voltou a combater, desta feita frente a Milos Gradovic da Sérvia. Venceu por 13-7 mas esteve sempre com larga vantagem, o que lhe permitiu controlar o combate na fase final, apesar de alguns pontos do sérvio, sempre com resposta do homem de Guimarães.

Chegados às meias-finais, o adversário mais difícil, o belga Mohamed Ketbi, 4º do ranking mundial. O equilíbrio foi a nota dominante, com 2-2 no fim do 2º round, tendo mesmo o belga liderado por 2-1 durante um curto período de tempo. Porém no 3º round, um pontapé na cabeça do adversário deu uma vantagem mais alargada ao português, levando o belga ao desespero, cometendo vários erros numa última tentativa de reentrar no combate. Rui Bragança acabou por vencer por 11-4 garantindo uma medalha com a presença na grande decisão.

Quatro horas depois da meia-final, chegava o momento da verdade. Jesus Tortosa Cabrera, de Espanha, era o último obstáculo a ultrapassar. Um combate de nervos, muito equilibrado, onde Rui Bragança esteve sempre à frente. 1-0 no fim do 1º round, 5-2 no fim do 2º. Mas no último fôlego, o espanhol reentrou na luta, conseguindo chegar ao 5-5 que não durou mais do que um segundo pois Bragança pontuou na resposta e repôs a liderança em 6-5. Nos últimos segundos, Cabrera tentou pontuar de todas as maneiras, mas a experiência do vimaranense foi fundamental para assegurar a medalha de ouro.

Na hora dos festejos, Rui Bragança era um homem realizado! “É indescritível a sensação de ter esta medalha ao peito. Vim com esse objetivo mas não gosto de fazer prognósticos pelo que pensei unicamente combate a combate, mas felizmente consegui chegar até ao fim.”

Rui Bragança conta no currículo com vários feitos a nível europeu e mundial, mas esta foi, nas suas palavras, uma experiência diferente. “Não estamos habituados a ter todo este apoio nas nossas provas. Nas provas fora de Portugal somos poucos pelo que nunca se consegue fazer ouvir o apoio nas bancadas. Nesta final, que foi tão renhida, ter esse apoio, ouvir gritar por cada ponto que conquisto foi fundamental. Por isso agradeço a todos os que estiveram nas bancadas a puxar por mim, mas também aos muitos que, acredito, o fizeram em casa, a ver na TV”.

Com este medalha, Portugal sobe para cinco o seu pecúlio em Baku, ao fim de quatro dias de competições, ocupando agora o 11º lugar no medalheiro de Baku, à frente de potências como o Reino Unido, a Itália ou a Holanda, para citar apenas alguns exemplos. Hoje, para além de Rui Bragança, também Fernando Pimenta, na Canoagem, subiu ao pódio, conquistando a prata na prova de K1 5000m Masculino, a sua segunda medalha de prata nestes Jogos Europeus, depois de ontem a ter logrado no K1 1000m. As outras duas medalhas foram a de ouro, do Ténis de Mesa por Equipas Masculino, e do Triatlo Masculino, de João Silva.

Este foi apenas o primeiro dia de provas do Taekwondo, amanhã entram em competição Joana Cunha e Mário Silva, ficando Júlio Ferreira para quinta-feira, no último dia com portugueses nesta modalidade em Baku.

Artigos Relacionados

Morrer na praia
27.06.2015
Lisboa2Baku
10.04.2015
Taekwondo
1.02.2014

Patrocinadores/Parceiros Nacionais