A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou a medalha de bronze na categoria de – 57 kg, a primeira medalha de Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, depois de vencer a romena Corina Caprioriu por yuko.

Fazendo uma história do dia, no primeiro combate do torneio, a judoca portuguesa venceu a neozelandesa Darcina Manuel com dois yukos e garantiu o apuramento para os quartos de final, onde encontrou Sumiya Dorjsuren. Nesse combate a mongol acabou por ser mais forte e venceu com uma penalização já no ponto de ouro, deixando assim a portuguesa sem a possibilidade de lutar pela prata ou pelo ouro.

Telma não baixou os braços e na repescagem venceu Pavia por ippon e garantiu presença no combate pelo bronze. No combate decisivo garantiu para Portugal a segunda medalha da história do Judo, depois de Nuno Delgado, e a primeira de Portugal no Rio 2016, exatamente quatro anos depois de Fernando Pimenta e Emanuel Silva terem conquistado a prata em Londres 2012. Mais um dia histórico para Portugal.