O velejador João Rodrigues acaba de assegurar o apuramento olímpico para Portugal na classe de Vela RS:X para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O mais olímpico de todos os atletas portugueses da história do Movimento Olímpico luso poderá assim marcar presença no maior evento multidesportivo do mundo pela sétima vez consecutiva.

João Rodrigues já se havia tornado no atleta português com mais presenças olímpicas em Londres 2012, quando somou a sua sexta participação olímpica, superando uma mão cheia de atletas lusos que tinham cinco presenças.

Para apurar Portugal para os Jogos Olímpicos, João Rodrigues foi 28º no Campeonato do Mundo da Classe RS:X que hoje terminou em Omã, garantindo uma das seis vagas que estavam em disputa nesta prova.

Para além das seis presenças olímpicas, o velejador madeirense de 43 anos (cumpre 44 no início de novembro) soma um currículo impressionante de mais de 50 medalhas em provas internacionais, entre eles títulos de campeão do mundo e da europa.

Com mais esta vaga conquistada para a Missão Portuguesa, são agora 31 as vagas já conquistadas para o Rio de Janeiro. Na Vela, sobem para quatro essas mesmas vagas, sendo esta a terceira classe apurada para os Jogos Olímpicos, depois do 49er e Laser. As outras modalidades já apuradas são o Tiro (1 vaga que irá competir em dias provas: PAC 10m e Pistola 50m), Canoagem (6 vagas), Natação (2 vagas) e Futebol (prova masculina – 18 vagas).

A estas vagas poderão acrescer 14 do Atletismo, cujos atletas possuem já marcas dentro dos mínimos olímpicos definidos pelo COI mas que carecem de confirmação por parte da Federação Portuguesa de Atletismo, que irá definir os critérios de qualificação nacionais.

Artigos Relacionados

Vela
1.02.2014