Uma delegação portuguesa composta pelo Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, pelo Diretor de Marketing do COP, Pedro Sequeira Ribeiro, pelo Almirante Gouveia e Melo e pelo Comandante Nuno Leitão, ambos da Marinha Portuguesa, visitou na semana passada o Rio de Janeiro. A visita teve como objetivo preparar a presença portuguesa na cidade durante os Jogos Olímpicos e ultimar alguns preparativos em relação à Casa de Portugal durante o evento multidesportivo.

Recorde-se que o Navio Escola Sagres (NRP Sagres), enquanto embaixada nacional itinerante, será a Casa de Portugal no Rio de Janeiro, apoiando o COP, os atletas portugueses e as todas as empresas nacionais interessadas, durante o período dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Ao longo da visita foram várias reuniões promovidas, como com a Associação Comercial do Rio de Janeiro, onde estiveram presentes o Presidente da Associação, Paulo Protasio, e a Presidente do Rotary Club do Rio de Janeiro, Maria Teresa Lobo. Outra das reuniões foi com a Marinha Brasileira, com o Comando do 1º Distrito Naval e com o Chefe de Estado Maior, o Contra Almirante Fernando Cozzolino. Houve ainda oportunidade para uma visita ao Governo do Rio de Janeiro, onde a delegação portuguesa se reuniu com Luiz Carlos de Carvalho da Secretaria de Estado da Casa Civil e com o Responsável das Relações Internacionais.

Fez ainda parte do programa uma visita a cidade de Cabo Frio e uma reunião com a Perfeitura local e empresários da região.

No programa esteve também uma visita ao Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (RIO2016), onde estiveram com Leonardo Gryner, Deputy CEO do RIO2016, o General Marco Aurélio Costa, Responsável Logístico e Diretor Executivo do RIO2016, Daniel Sampaio, da Empresa Olímpica Municipal e Responsável Relações Internacionais das Casas de Hospitalidade, e com Andrea Lofgrenn, Empresa Olímpica Municipal e Responsável de Operações da Cidade Rio de Janeiro.

Concluindo o programa da deslocação ao Rio de Janeiro, a delegação portuguesa reuniu-se com o Cônsul de Portugal no Rio de Janeiro, Nuno Bello, e com responsáveis de empresas Portuguesas no Brasil: Nuno Rebelo de Sousa, da EDP, João Morais e Castro, da Delta, Pedro Reimão, do grupo Pestana Hotéis, Cláudio Santos, da Porto Bay Hotéis & Resorts, e com o Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, Ricardo Coelho.

Artigos Relacionados

Casa de Portugal
7.07.2016