A Casa de Portugal nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Navio Escola Sagres, foi distinguida pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRIO), no âmbito dos Prémios Casas de Hospitalidade Rio 2016. Estes prémios distinguiram as melhores Casas de Hospitalidade de entre as 54 casas temáticas que estiveram no Rio de Janeiro, em cnco categorias: Legado, Inovação, Confraternização, Promoção de Negócios e Promoção Cultural.

A Casa de Portugal, resultado de uma parceria entre o COP e a Marinha Portuguesa, foi distinguida em duas categorias, a única casa de uma nação a consegui-lo nestes prémios. O NRP Sagres foi 2ª classificada na categoria de Promoção de Negócios e 3ª classificada na categoria de Promoção Cultural.

Estes prémios foram atribuídos pela ACRIO em parceria com a Empresa Olímpica Municipal, a Subsecretaria de Relações Internacionais, o Estado do Rio de Janeiro e a Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Recorde-se que o NRP Sagres ficou atracado no cais da Marinha do Brasil, próximo da Praça Mauá, como embaixada itinerante de Portugal no Rio de Janeiro. Aberto a visitas do público, atraiu mais de 50.000 visitantes, no período mais longo que já ficou ancorado fora de Portugal. Constituiu também fator de forte motivação para os atletas da Missão Olímpica Portuguesa.

Combinando gastronomia portuguesa, apresentações culturais e eventos de negócios, o Navio Escola Sagres saiu de Portugal no dia 21 de junho, atravessou o Atlântico até o Rio de Janeiro, passando antes pelos portos de Recife, em Pernambuco, e Salvador, na Bahia, e antes por Cabo Verde.

O Navio-escola Sagres foi construído em 1937, em Hamburgo e lançado ao mar em 30 de outubro. Inicialmente, recebeu o nome de Albert Leo Schlageter e serviu como navio-escola da Marinha Alemã. Porém, em 1948, para compensar os prejuízos causados pelos submarinos germânicos, foi cedido ao Brasil. Sob o título de Guanabara, serviu como navio-escola da Marinha Brasileira até 1961. Foi quando Portugal o adquiriu para substituir a antiga Sagres, incorporando-o à Marinha Portuguesa em 1962.

O NRP Sagres já fez três voltas ao mundo, visitou mais de 160 portos em 60 países e recebeu inúmeras figuras ilustres e milhões de visitantes.

No dia 6 de agosto, a Associação Comercial do Rio de Janeiro promoveu evento de confraternização no Navio Escola Sagres. Na ocasião, foi exaltado o Plano Sábio, documento apresentado em 1808 pelo primeiro-ministro britânico, William Pitt, ao parlamento inglês, que tratava a transladação do trono de Portugal para o Brasil, devido ao avanço das tropas napoleónicas.