dav

No âmbito das candidaturas submetidas em 2017 ao Programa ERASMUS+ SPORT nas quais o Comité Olímpico de Portugal é um dos parceiros, o Projeto “iSPORT – Investimentos no Desporto” foi uma das candidaturas financiadas pela Comissão Europeia, com um valor total de 359.480€.

O Projeto “Investimentos no Desporto” que tem a duração de 36 meses, iniciou-se a 1 de janeiro de 2018 e deverá terminar a 31 de dezembro de 2020. Com a coordenação do Comité Olímpico da Croácia, o iSPORT envolve dez organizações oriundas de sete países: Áustria, Croácia, Chipre, Lituânia, Luxemburgo, Reino Unido e Portugal, que conta com duas entidades parceiras, o Comité Olímpico de Portugal e o Instituto Português do Desporto e Juventude.

OBJETIVOS GERAIS

O Projeto insere-se no âmbito da dimensão económica do desporto e o principal objetivo é contribuir para os objetivos globais da Estratégia Europeia 2020, promovendo os princípios da boa governação na formulação de políticas a todos os níveis, a fim de aumentar a qualidade das decisões baseadas na evidência do potencial do desporto para o combate social e desafios económicos, bem como, na compreensão do papel do desporto como motor de crescimento económico e emprego.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Melhorar a recolha e a disseminação de informações e dados relacionados com o desporto como um meio para fortalecer as políticas desportivas e os investimentos no desporto;
• Promover uma compreensão mais ampla do papel crucial do desporto como motor de crescimento e emprego no contexto da elaboração de políticas nacionais e regionais, bem como da Estratégia Europeia 2020;
• Desenvolver orientações sobre investimentos no desporto e recomendações aos decisores políticos a fim de contribuir para uma melhor compreensão do papel do desporto numa sociedade e na economia entre os decisores políticos e outros parceiros estratégicos;
• Reforçar a cooperação para melhorar o nível de conhecimento sobre os investimentos no desporto através de cooperação intersectorial entre académicos, investigadores, movimento desportivo e autoridades públicas;
• Dar continuidade ao desenvolvimento das Contas Satélite do Desporto, tendo em conta os instrumentos metodológicos e recorrendo às estruturas de cooperação existentes a nível da União Europeia, a fim de continuar a trabalhar na construção da Conta Satélite do Desporto na UE-28;
• Promover um melhor reconhecimento do contributo do desporto para os objetivos globais da Estratégia Europeia 2020, dado o forte potencial do sector em contribuir para uma gestão inteligente, sustentável e crescimento inclusivo e novos empregos e considerando os seus efeitos positivos na inclusão social, educação e formação, saúde pública e envelhecimento ativo.

ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES

Áustria – SportsEconAustria Institute for Sport Economy
• Croácia – Croatian Bureau of Statistics
• Croácia – Comité Olímpico da Croácia
• Croácia – University of Split Faculty of Kinesiology
• Chipre – Cyprus Sport Organisation
• Lituânia – Mikolas Romeris University
• Luxemburgo – Ministério dos Desportos
• Portugal – Instituto Português do Desporto e Juventude
• Portugal – Comité Olímpico de Portugal
• Reino Unido – Sheffield Hallam University

PRINCIPAIS ATIVIDADES

• Desenvolvimento de diretrizes sobre os investimentos no desporto e recomendações direcionadas para os decisores políticos, tendo por base os resultados da investigação realizada ao longo do projeto;
• Promoção, ao nível da União Europeia, dos contributos do desporto para os objetivos globais da Estratégia Europeia 2020 através da promoção das diretrizes sobre investimentos no desporto para assegurar a aplicação da boa governação, princípios de responsabilidade e transparência ao tomar tais decisões.

PRINCIPAIS OUTPUTS

Diretrizes sobre metodologia de investigação – a serem utilizadas pelos investigadores para poder conduzir o estudo;
Estudo sobre o impacto económico de investimentos no desporto – a ser realizado por investigadores, com o objetivo de poder produzir orientações sobre investimentos no desporto.
Elaboração da Conta Satélite do Desporto na Croácia – a construir como parte do “Estudo sobre o impacto económico de investimentos no desporto” porque o estudo não pode ser finalizado sem os dados de todas das Contas Satélites de Desporto. Os restantes países participantes já possuem Contas Satélites do Desporto.
Diretrizes sobre investimentos no desporto – para serem usadas pelos membros parceiros do projeto em conferências, no sentido de se promover uma melhor compreensão do impacto positivo do desporto noutros sectores.
Recomendações para os decisores políticos – para serem produzidas após a realização das conferências nacionais e apresentadas na conferência final. Deverão também ser distribuídas aos decisores políticos e outros parceiros estratégicos.

REUNIÕES JÁ REALIZADAS

Kick-Off Meeting
6 e 7 de Fevereiro de 2018
Zagreb, Croácia

Workshop Satellite Accounts
5 de Março de 2018
Viena, Áustria