O projeto “Apoio à Implementação da boa governação no Desporto” (SIGGS), gerido pelo Gabinete dos Comités Olímpicos Europeus (COE) na União Europeia (UE), foi selecionado pela Comissão Europeia para co-financiamento da UE sob a chancela do programa Erasmus+ Sports. Este projeto decorrerá durante dois anos e terá início em janeiro de 2015.

O Projeto SIGGS baseia-se nas conquistas do projeto “Desporto para a boa governação” (S4GG), que foi coordenado com sucesso pelo Gabinete dos COE na UE entre janeiro de 2012 e junho de 2013. Considerando que o projeto S4GG demonstrou a importância da boa governação e forneceu novas ferramentas educacionais, o projeto SIGGS tem uma meta ainda mais ambiciosa. O objetivo é ajudar os Comités Olímpicos Nacionais e Federações Desportivas Nacionais, fornecendo orientações práticas sobre como implementar princípios de boa governação. Os princípios básicos universais de boa governação do Comité Olímpico Internacional (COI) e os princípios da UE em matéria de boa governação no desporto servirão como documentos de referência.

Para atingir este objetivo ambicioso, várias atividades serão organizadas. Como o foco será na ajuda individual, o projeto irá procurar personalizar as ferramentas de educação e formação de acordo com as necessidades das respetivas organizações desportivas. As sessões de formação nacionais, que serão organizados em sete países europeus, serão, portanto, realizadas com base em ferramentas individualizadas e com uma abordagem personalizada. Um comité gestor, composto por especialistas de diversas áreas e setores, será responsável pela orientação geral do projeto.

Folker Hellmund, Diretor do Gabinete dos COE na UE, congratula-se com a decisão da Comissão Europeia, afirmando que “a UE reconheceu claramente os resultados do nosso anterior projeto S4GG. Na minha opinião, uma das principais razões pelas quais a Comissão selecionou o projeto SIGGS é a rede de contactos profissionais em combinação com o elevado nível de implementação concreta que este projeto tem para oferecer. Estamos ansiosos para iniciar o projeto a partir de janeiro de 2015.”

Para a sua implementação o projeto SIGGS irá receber o apoio do Comité Olímpico Internacional e futuramente poderá contar com uma forte parceria com as seguintes instituições:

•             Universidade de Louvain-la-Neuve (Bélgica)
•             Observatório Europeu para o Desporto e Emprego (França)
•             Academia de Liderança da DOSB (Alemanha)
•             Comité Olímpico da Alemanha
•             Comité Olímpico da Bélgica
•             Comité Olímpico da Eslovénia
•             Comité Olímpico da Holanda
•             Comité Olímpico da Lituânia
•             Comité Olímpico do Luxemburgo
•             Comité Olímpico de Portugal
•             Comité Olímpico da Turquia

Patrocinadores/Parceiros Nacionais